Adam Smith on public expenditure and taxation
Palavras-chave:
Adam Smith, tributação, gasto público.Resumo
Este artigo apresenta as idéias de Adam Smith sobre tributação e gasto público, que têm sido muito utilizadas no debate contemporâneo sobre o liberalismo. Por meio de um extenso uso das passagens sobre os “deveres do soberano” e das “máximas de tributação”, conclui-se que a defesa da descentralização e a preocupação com o crescimento dos gastos públicos dão o pano de fundo às idéias de Smith. O artigo destaca também o papel crucial das “máximas” e contrapõe-se à usual interpretação de que a teoria da incidência presente na Riqueza das Nações é contraditória e até mesmo sem rumo, face à contemporização de Smith com as práticas de tributação de seu tempo.Downloads
Publicado
2009-05-26
Como Citar
COUTINHO, M. C. Adam Smith on public expenditure and taxation. Nova Economia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/386. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).