A evolução das disparidades regionais no Rio Grande do Sul: uma aplicação de matrizes de Markov
Palavras-chave:
economia regional, convergência, matrizes de Markov, economia do Rio Grande do Sul.Resumo
O artigo analisa a convergência regional da renda per capita no Estado do Rio Grande do Sul. Uma função de distribuição da renda per capita é estimada para o ano de 1985 e outra para o ano de 1999. Cinco classes de renda per capita são definidas. Com base nas duas distribuições de renda, uma matriz de Markov de probabilidades de transição de uma região de um nível de renda para outro é estimada. Os resultados indicam que está havendo um processo de convergência de renda per capita em direção à média estadual. No longo prazo, as cinco classes de renda seriam reduzidas a três, desaparecendo a classe mais baixa e a mais alta.Downloads
Publicado
2009-06-01
Como Citar
STÜLP, V. J.; FOCHEZATTO, A. A evolução das disparidades regionais no Rio Grande do Sul: uma aplicação de matrizes de Markov. Nova Economia, [S. l.], v. 14, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/424. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).