Convergência dos sistemas financeiros no período 1971-2000: uma análise por meio de Matrizes de Markov
Palavras-chave:
sistemas financeiros,Resumo
Este artigo faz uma análise de convergência dos sistemas financeiros de 27 países, emdiferentes graus de desenvolvimento, nos períodos1971-1990 e 1990-2000, a partir de dois indicadores de desenvolvimento financeiro relacionados com o papel dos intermediários financeiros bancários nesses sistemas, as relações crédito/PIB e depósitos/PIB. A análise de convergência foi realizada através da metodologia de Matrizes de Markov. Os resultados obtidos a partir de dados dos dois eríodos indicam não haver convergênciados sistemas financeiros para umpadrão único no longo prazo. Verifica-se também que o padrão de convergência se altera no segundo período, caracterizado pelo aprofundamento do processo de globalização financeira, que produziu grandes mudanças nos mercados financeiros da maioria dos países. No período 1990-2000, os resultados obtidos sugerem tendência de convergência para duas classes extremas no que diz respeito ao papel dos bancos nos sistemas financeiros dos países estudados.Downloads
Publicado
2009-06-05
Como Citar
ARAÚJO, N. C. M. de; STULP, V. J. Convergência dos sistemas financeiros no período 1971-2000: uma análise por meio de Matrizes de Markov. Nova Economia, [S. l.], v. 17, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/485. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).