Universidades federais mineiras: análise da produção de pesquisa científica e conhecimento no contexto do sistema mineiro de inovação

Autores

  • Tulio Chiarini
  • Karina Pereira Vieira
  • Paola La Guardia Zorzin

Palavras-chave:

universidades, produção de conhecimento, sistema nacional de inovação

Resumo

Neste trabalho buscou-se mapear as principais características da alocação de recursos voltados para pesquisa acadêmica e ensino superior nas universidades federais mineiras. Tal caracterização realizou-se por meio de dados referentes a tais instituições cedidos pelo Ministério da Educação, bem como mediante informações obtidas nos Diretórios de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Não surpreendentemente, a Universidade Federal de Minas Gerais aparece como ator principal entre as universidades federais mineiras, sendo a principal receptora de recursos e líder em produção científica e oferta de ensino superior. Com base nas características observadas, surgem diversas questões que buscam avançar no amplo debate a respeito da alocação dos gastos públicos em educação de nível superior e pesquisa acadêmica no Brasil.

Downloads

Publicado

2012-11-23

Como Citar

CHIARINI, T.; VIEIRA, K. P.; ZORZIN, P. L. G. Universidades federais mineiras: análise da produção de pesquisa científica e conhecimento no contexto do sistema mineiro de inovação. Nova Economia, [S. l.], v. 22, n. 2, 2012. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1811. Acesso em: 27 nov. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares