O momento, os desafios e possibilidades da análise econômica territorial para o planejamento do desenvolvimento nacional

Autores

  • Francisco de Assis Costa Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

desenvolvimento endógeno, planejamento do desenvolvimento, desenvolvimento local

Resumo

O artigo pretende contribuir para a superação dos desafios relativos à capacidade de análise e de atuação para o desenvolvimento regional e territorial. Para tanto, discute a relação entre conhecimento e planejamento – entre ciência e ação baseada em ciência. Após uma análise dessa relação, no período anterior à prevalência da tese da New Public Management, na qual deverão ser investigadas as condições que levaram ao fracasso das estratégias do planejamento do desenvolvimento no pós-guerra, pergunta-se se se observa, desde então, evolução nas ciências da sociedade que possa oferecer base ao planejamento de um desenvolvimento fundamentado em crescimento, equidade e sustentabilidade. A partir daí, explora-se a possibilidade de as teorias do desenvolvimento endógeno e sustentável (TDES) subsidiarem novos processos de planejamento. Nessa tarefa, o foco principal é posto nas noções de clustering, de trajetórias tecnológicas, de cadeias de valor, de economias locais e regional.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Costa, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará

Doutor em economia pela Frei Universität-Berlin, Professor do NAEa, pesquisa em desenvolvimento da Amazônia

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

COSTA, F. de A. O momento, os desafios e possibilidades da análise econômica territorial para o planejamento do desenvolvimento nacional. Nova Economia, [S. l.], v. 24, n. 3, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1788. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Números Regulares