O diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas no Brasil
Palavras-chave:
regressão quantílica, decomposição contrafactual, desempenho escolar, efeito de tratamento quantílicoResumo
O estudo do diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e rivadas é importante para a elaboração de políticas para melhoria da qualidade da educação. Este artigo apresenta uma análise desse diferencial no Brasil, aplicando uma metodologia de decomposição por quantis da distribuição condicional de notas. Os resultados indicam que o diferencial é favorável às escolas privadas em todos os quantis da distribuição, chegando a 1,5 erro padrão em torno do 60o percentil. Além disso, a análise contrafactual sugere que o desempenho das escolas privadas é relativamente pior na cauda inferior da distribuição de notas, uma vez que o desempenho contrafactual dos alunos mais fracos seria inferior ao das escolas públicas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-09-29
Como Citar
ESTEVES DE MORAES, A. G.; BELLUZZO JÚNIOR, W. O diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas no Brasil. Nova Economia, [S. l.], v. 24, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/1564. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).