Os atributos da hospitalidade em restaurantes de hotéis e suas relações com a sustentabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8570

Palavras-chave:

hospitalidade, ESG, responsabilidade social, restaurantes de hotéis, Environmental, Social and Governance

Resumo

As relações humanas e as rotinas de trabalho vêm sofrendo rápidas transformações, assim como os comportamentos de consumo, lazer e viagens. Com a velocidade com que as mudanças ocorrem, é possível observar a necessidade de uma visão mais sustentável a fim de que haja um olhar cuidadoso para as questões ambientais, sociais e de governança (ESG). No setor de turismo e hotelaria, há uma crescente preocupação das redes hoteleiras nos aspectos ESG, com um foco especial na temática social, que engloba treinamentos para os funcionários, diversidade e inclusão, práticas de segurança, entre outras, sendo este o enfoque desta pesquisa. Nesse contexto, os atributos que compõem a hospitalidade, tanto na visão em relação ao hóspede quanto aos funcionários, se destacam em diversos locais, como em restaurantes de hotéis, e podem ser considerados um diferencial ao favorecer as interações humanas, em uma relação de cordialidade e acolhimento. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é identificar os atributos de hospitalidade e práticas de sustentabilidade em restaurantes de hotéis. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas duas pesquisas qualitativas: a primeira, por meio de entrevistas semiestruturadas, coletadas durante o mês de novembro de 2021, com hóspedes de hotéis localizados no Brasil; em seguida, fez-se a análise documental dos manuais de ESG de duas redes hoteleiras. Os resultados mostraram que os hotéis adotam práticas de sustentabilidade social por meio do cuidado com a privacidade e segurança do cliente, além do treinamento e cuidado com os funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho seguro.

Biografia do Autor

Dra. Roseane Barcellos Marques

Roseane   Barcellos   Marques   é   professora   do   Programa   de   Pós-Graduação   em   Hospitalidade   da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O trabalho mais recente centra-se nos estudos de hospitalidade em discussões temáticas como: teoria econômica, sociologia   econômica   e   institucionalismo econômico analisados   sob   a   perspectiva   da   realidade socioeconômica do Brasil. Membro do Conselho Regional de Economia (CORECON) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR).

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Gama, N., Margutti, A., Wada, E., & Marques, R. (2024). Os atributos da hospitalidade em restaurantes de hotéis e suas relações com a sustentabilidade social. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8570

Edição

Seção

Artigos