O Surgimento e Evolução da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no Turismo, Hospitalidade e Áreas Correlatas

Uma Análise Bibliométrica da Literatura

Autores

  • Anderson Antônio de Lima Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Centro Universitário Senac https://orcid.org/0000-0001-6014-2922
  • Thiago de Luca Santana Ribeiro Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Marcos Antônio Maia Lávio De Oliveira Faculdade de Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-7640-7059

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8463

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Turismo, Hotelaria, Análise bibliométrica

Resumo

O objetivo Apesar da importância da responsabilidade social corporativa (RSC) no campo do turismo e em áreas correlatas, até o nosso melhor conhecimento, não há artigos bibliométricos ou revisionais que buscaram compreender as raízes teóricas-temáticas da responsabilidade social corporativa (RSC) e as trilhas atuais do constructo em relação às suas fronteiras. Neste sentido, visando atuar neste gap, realizamos um estudo bibliométrico com análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico. O objetivo, portanto, foi analisar as bases conceituais que sustentam as pesquisas em responsabilidade social corporativa e as fronteiras do conhecimento atual sobre o tema. Seguimos como protocolo as recomendações de Zupic & Cater (2015), que atualmente é referência principal quando se trata de bibliométricos. A coleta de dados foi realizada na Web of Science restringindo a artigos científicos em inglês publicados até 2022 dentro das categorias turismo, hospitalidade, lazer, gestão, negócios e economia. Nossa amostra final foi de 361 artigos científicos. Apresentamos resultados descritivos e mapeamentos gráficos. Nossos resultados descritivos incluíram evolução de trabalhos por ano e publicações por periódico. Nossos mapeamentos gráficos foram divididos em mapa de análise de cocitação e mapa de acoplamento bibliográfico. Entre nossos principais resultados, identificamos que as pesquisas sobre responsabilidade social corporativa nestes campos tiveram um crescimento exponencial entre os anos de 2019 e 2021, ou seja, durante a pandemia de Covid-19, é compreensível uma vez que organizações que atuam nestas áreas foram mais severamente afetadas pelas restrições impostas pela pandemia quando comparamos com outros segmentos do mercado. O mapa de cocitação apresentou 4 clusters. O mapa de pareamento bibliográfico, por sua vez, apresentou 5 clusters. Nossas descobertas constataram que os estudos sobre responsabilidade social corporativa (RSC) enfatizaram analisar a temática apenas no campo da hotelaria, utilizando como unidade de análise hotéis ou redes hoteleiras internacionais, levando a necessidade de estudos futuros sobre a temática mais abrangentes

Biografia do Autor

Anderson Antônio de Lima, Faculdade de Tecnologia de São Paulo e Centro Universitário Senac

Doutor em Administração de Empresas pela Uninove (2023), Mestre em Administração pela Universidade Paulista (2018). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eniac (2014), Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Eniac (2013) e MBA em Gestão Estratégia de Pessoas pela Universidade Brás Cubas (2016). Atualmente é professor de ensino superior - FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO e do Centro Universitário Senac. Pós Graduando em Educação Especial e Inovação Tecnológica (CECIERJ _UFRRJ) e Pós Graduando em Educação Tecnológica (Instituto Federal - IF e Centro Paula Souza).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, capacidade absortiva, stakeholders, bibliometria e engajamento de stakeholders. Orientador de trabalho de conclusão de curso (TCC e Monografia) dos cursos de MBA em Gestão de Projetos, MBA em Transformação Digital, MBA em Engenharia da Produção e MBA em Produtividade da Universidade de São Paulo (USP). Editor Associado da Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE. Atuação como revisor nos periódicos PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, Reunir, Bottom Line e Revista de Inteligência Competitiva RIC e dos eventos EnAnpad, Singep, Semead, Engema, Anptur e Emprad.

Thiago de Luca Santana Ribeiro, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2022). Mestre em Administração pela Universidade Nove de julho (2018). Especialista em Logística e Supply Chain (MBA) pela Faculdade Metropolitana Unidada (2016). Graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião (2014). Atualmente é professor permanente de Gestão e Negócios da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e consultor de dados e Business Intelligence da empresa Mkt4edu. É autor do livro "Administração sob a Ótica dos concursos" (2016).É pesquisador com dezenas de artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, tendo como foco principal de pesquisa a Cocriação de Valor. Suas pesquisas são publicados nos campos da Gestão, Negócios, Logistica e Turismo. É revisor dos periódicos: The Botton Line; Future Studies Research Journal; International Journal of Innovation; REMARK - Revista BRasileira de Marketing; RBTUR - Revista BRasileira de Pesquisa em Turismo; Revista Ibero-Americana de Estratégia, PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review, Revista de Governança Corporativa; Revista da Micro e Pequena Empresa; e Revista Ciências Administrativas. Tambem é revisor dos congressos: ENANPAD; 3ES; SEMEAD; SINGEP e FATECLOG.

Marcos Antônio Maia Lávio De Oliveira, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Doutor e Mestre em Administração. Pós-graduado em Logística, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Pública. Graduado em Administração, Logística, Engenharia de Produção, Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Ciências Econômicas e Formação Pedagógica em Matemática. Professor Universitário e Consultor na área de Logística e Transportes. Membro Fundador do Grupo de Excelência Cadeias Produtivas e Logística Empresarial do Conselho Regional de Administração-SP (CRA/SP). Experiência de vinte anos na docência, em coordenações de cursos no Ensino Superior e como diretor de instituições públicas de Ensino Superior desde 2013. Atualmente é Diretor da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira e Professor Mediador das disciplinas de Logística e Planejamento e Gestão Estratégica do CST em Gestão Empresarial - EAD da FATEC/SP. Avaliador de Cursos Superiores de Graduação, Graduação Tecnológica e de Instituições de Educação Superior, pelo INEP/MEC. Consultor Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP). Autor do livro: Gestão Estratégica de Materiais: Planejamento, Compras e Estoques - Editora SENAC São Paulo. Autor de capítulos de livros e de diversos artigos científicos. Atuou durante 14 anos em Instituição Financeira

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

de Lima, A. A., Ribeiro, T. de L. S., & De Oliveira, M. A. M. L. (2024). O Surgimento e Evolução da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no Turismo, Hospitalidade e Áreas Correlatas: Uma Análise Bibliométrica da Literatura. Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8463

Edição

Seção

Artigos