ANPTUR 20 anos: panorama das publicações sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) no seminário
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8099Palavras-chave:
Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Revisão da Literatura, ANPTUR, Inovação TecnológicaResumo
O presente estudo tem por objetivo identificar a variedade de pesquisas que abordaram as relações entre Turismo e as TICs publicadas nos anais do Seminário da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), em seus 20 anos de atuação. Caracterizado como um estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizou-se como estratégia metodológica a revisão sistemática da literatura, definindo como fonte de dados as pesquisas publicadas em todos os Anais do Seminário ANPTUR disponíveis online. A pesquisa em turismo no Brasil é relativamente nova e se tratando da temática que envolve TICs e Turismo é ainda mais recente. Com o processo de evolução e mudança das TICs, há a necessidade de estudos que entendam essa relação das novas tecnologias associadas ao turismo, que trouxeram diversas possibilidades para o setor. A classificação das análises identificou que a temática que concentra a maior quantidade de estudos é a dimensão que enfoca o papel da oferta e das Funções Comerciais da Indústria, com 54,82% das pesquisas publicadas, totalizando 91 artigos. Em segundo lugar está a dimensão do Comportamento dos consumidores e demanda, com 28,31% de representação das pesquisas; e por último, a dimensão de Inovações Tecnológicas, que compreende os estudos relacionados à adoção de novas tecnologias digitais pela indústria como um todo, representando 16,87% das pesquisas, contando com 28 artigos na referida temática. Foi possível identificar a evolução das pesquisas envolvendo TICs e Turismo que reforçam a importância que as tecnologias digitais vêm tomando na gestão e prática da atividade turística. Observa-se que ainda existe a necessidade de exploração, por parte dos pesquisadores de estudos referente às temáticas relacionadas com inovações tecnologias, tais como o uso de big data para gestão dos destinos, adoção e aceitação das NFTs e blockchain, tecnologias vestíveis.
Referências
Almeida, B. T. & Leal, S. R. (2021). Authenticity in social media: a post-postmodern tourism perspective. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2119.pdf
Aguiar, E.C, Farias, S.A., Costa, A.C.V. (2011) A sustentabilidade de destinos turísticos expressa no website das localidades: o caso de Fernando de Noronha. Anais do VII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/8/110.pdf
Araujo, T. M. O.; Farias, M. F. & Mendes Filho, L. (2018). Tecnologias de informação e comunicação no turismo: um estudo sobre vendas on-line nos websites das agências de viagens tradicionais do estado do Rio Grande Do Norte (Brasil). Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1080.pdf
Assis, J. A. G., & Silva, A. C. B. (2021). “Vi na internet”: o uso do marketing nas mídias sociais do Hotel Radisson Recife durante a pandemia da COVID-19. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2325.pdf
Andrade, D. A .C. & Panosso Netto, A. (2019). A hospitalidade no Airbnb: em busca de evidências a partir das online travel reviews. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1482.pdf
Andrade-Matos, M. B.; Barbosa, L. S. S.; Perinotto, A. R. C. (2019). Marketing digital: a influência das mídias sociais digitais no processo de decisão de compra dos consumidores de meios de hospedagem. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1296.pdf
Anptur. (2022) Anais do Seminários Anptur 2005 a 2021. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php
Arrigara, M. and Levina, N. (2008). Social Dynamics in Online Cultural Fields. ICIS 2008 Proceedings. 120. https://aisel.aisnet.org/icis2008/120
Barbosa, D. P., & Medaglia, J. (2018) Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1092.pdf
Beni, M. C. (2017). Entendendo o novo turismo na economia colaborativa e compartilhada. A evolução tecnológica e os impactos na gestão estratégica e no marketing de Turismo: e-Tourism. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa em Turismo.
Biz, A., Azzolim, R., & Neves, A. J. W. A. (2016). Estudo dos aplicativos para dispositivos móveis com foco em atrativos turísticos da cidade de Curitiba (PR). XIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/468.pdf
Biz, A. A.; Correa, C. (2016). Abordagem brasileira sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação: 10 anos de produção do Seminário da ANPTUR. Revista Turismo & Desenvolvimento, nº 26, p. 33 – 45, 2016. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10737
Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, Vol. 75 No. 1, pp. 267-272. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0258
Buhalis, D. (2000). Tourism and information technologies: Past, present and future. Tourism Recreation research, 25(1), 41-58. https://doi.org/10.1080/02508281.2000.11014899
Buhalis, D. & Law, R. (2008), “Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the internet-the state of eTourism research”, Tourism Management, Vol. 29 N. 4, pp. 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005
Cacho, A., Anjos, L. C., & Mendes Filho, L. (2014). Informações Turísticas Disponibilizadas nos Websites das Cidades e Estados Sede da Copa da FIFA 2014. Anais do XI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/95.pdf
Cacho, A.; Figueiredo, M. R. C., & Araújo, M. V. P. (2016). Uso de mídias sociais como alternativa para apoiar iniciativas de destinos inteligentes: analisando dados do Twitter durante a Copa de 2014 em Natal. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/140.pdf
Chagas, M. M. & Dantas, A. V. S. (2009). A Imagem do Brasil enquanto destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias. Anais do VI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/27.pdf
Corrêa, C. H. W., Araujo; V. & Aldrigui, M. (2013). Inovação para os megaeventos esportivos no Brasil: Aplicativos de viagens para guiar o turista estrangeiro. Anais do X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/10/[136]x_anptur_2013.pdf
Costa, A. B., & Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In S. H. Koller, M. C. P. P. Couto, & J. V. Hohendorff (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55–70). https://www.biosanas.com.br/uploads/outros/artigos_cientificos/18/6505082c2a7c23986651c7b1f7a4a92e.pdf
Cruz, D. F., & Anjos, S. J. G. (2010). As ferramentas de inteligência competitiva utilizadas pelas redes hoteleiras da região sudeste do Brasil como suporte à tomada de decisão. Anais do VII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/35.pdf
Farias, F. F., Freie, O., Quevedo-Silva, F., Panosso-Netto, A. (2021). “Se você comprar, eu comprarei”. O boca a boca eletrônico e a importância da credibilidade da fonte no contexto do Turismo: uma revisão de literatura. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1074.pdf
Garcia, G. M., & Sohn, A. P. L. (2019). O Crescimento das Online Travel Agencies: Um estudo sobre a BOOKING.COM. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1383.pdf
Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf
Goldenberg, C., Pinotti, R., & Wada, E. K. (2015). Hospitalidade e comunicação dirigida à nova classe média: Análise de websites de quatro empresas de serviços turísticos. Anais do XII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/74.pdf
Gonçalves, M. B., & Mazaro, R. M. (2013). As mídias sociais como ferramenta estratégica no marketing turístico. Anais do X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/10/[74]x_anptur_2013.pdf
Guebel, B. F., Cavalheiro, M. B., & Mayer, V. F. (2022). Tecnologias Vestíveis no Turismo: Status da Pesquisa e Oportunidades Futuras. Marketing & Tourism Review, 7(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v7i1.6963
Gretzel, U., Sigala, M., Xiang, Z., & Koo, C. (2015). Smart tourism: foundations and developments. Electronic markets, 25(3), 179-188. https://doi.org/10.1007/s12525-015-0196-8
Hays, S.; Page, S. J., & Buhalis, D. (2012). Social media as a destination marketing tool: its use by national tourism organizations. Current Issues in Tourism, v. 16, n. 3 p. 211 – 239. https://doi.org/10.1080/13683500.2012.662215
Lanzer, R. M., Teixeira, P. R., Sbersi, F., & Schäfer, A. E. (2009). Interfaces entre Geoprocessamento e Turismo: o estudo de caso do Projeto Lagoas Costeiras no Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul. Anais do VI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/25.pdf
Law, R., Leung, R., & Buhalis, D. (2009). Information technology applications in hospitality and tourism: a review of publications from 2005 to 2007. Journal of travel & tourism marketing, 26(5-6), 599-623. https://doi.org/10.1080/10548400903163160
Law, R., Leung, D., & Chan, I. C. C. (2019). Progression and development of information and communication technology research in hospitality and tourism: a state-of-the-art review. International Journal of Contemporary Hospitality Management. Vol. 32 N. 2, pp. 511-534. https://doi.org/10.1108/IJCHM-07-2018-0586
Leung, R. (2019), "Smart hospitality: Taiwan hotel stakeholder perspectives", Tourism Review, Vol. 74 No. 1, pp. 50-62. https://doi.org/10.1108/TR-09-2017-0149
Limberger, P. F., & Anjos, S. G. (2015). Experiência Gastronômica em Natal (RN): as categorias de análise da experiência dos usuários das online Travel Reviews (OTRs). Anais do XII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/145.pdf.
Lima, D. S. M & Mendes Filho, L. (2020). Destino turístico inteligente à luz do modelo INVAT.TUR: Indicadores e conceitos importantes para gestão de um destino. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1799.pdf
Mello, J.C. (2017). Destinos turísticos inteligentes via qr-codes em aeroportos brasileiros: a experiência do MAPTOUR-IG. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/822.pdf
Mendes Filho, L; M., Batista, J.; & Cacho, A. (2015). Análise da intenção de uso de aplicativos móveis no turismo: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. Anais do XII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/146.pdf
Mendes-Filho, L., Mills, A. M., Tan, F. B., & Milne, S. (2018). Empowering the traveler: an examination of the impact of user-generated content on travel planning. Journal of Travel & Tourism Marketing, 35(4), 425-436. https://doi.org/10.1080/10548408.2017.1358237
Mendes Filho, L., Silva, J. C., & Silva, D. S. (2019). Percepções e perspectivas de destino turístico inteligente: um estudo de caso com a secretaria municipal de turismo em Natal/RN. Revista Turismo: estudos e práticas, 8(1). https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/187
Mendes Filho, L. A. M., Tan, F. B., & Mills, A. (2012). User-generated content and travel planning: An application of the theory of planned behavior. Anais do IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/9/133.pdf
Minayo, M. C. S. (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes. https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf
Monteiro, T.O., & Teles, A. (2017). QR code: aplicações no turismo e a visão do usuário. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/880.pdf
Montoro, T. S., & Tomikawa, J. M. (2010). Publicidade e imagem de destino: sites oficiais de turismo dos estados brasileiros. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/143.pdf
Navío-Marco, J., Ruiz-Gómez, L. M., & Sevilla-Sevilla, C. (2018). Progress in information technology and tourism management: 30 years on and 20 years after the internet-Revisiting Buhalis & Law's landmark study about eTourism. Tourism management, 69, 460-470. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.06.002
Neves, A. J. W. A., Biz, A. A., & Bettoni, M. E. M. (2011). Aplicação de tecnologias 3g na formatação de roteiros turísticos para o turista self guide walking tour no município de curitiba (PR). Anais do VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/8/158.pdf
Oliveira, B. S; Bauer, J. E. & Sohn, A. P. L. (2018). Economia compartilhada: um estudo sobre o Airbnb. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/960.pdf
Paes, T. A. A., Matias, E. M., & Aguiar, D. F. (2012). Turismo e Comportamento de Consumo: Retaliação a Empresas Aéreas no Ambiente Virtual. Anais do IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/9/110.pdf
Paes, T. A. A., Ladeira, R. (2021). Destinos turísticos inteligentes e o uso das tecnologias da informação. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/778.pdf
Paixão, T. M. A.; Salazar, V. (2021). Robotização e experiência de consumo em hotéis na ásia: uma análise qualitativa dos comentários no tripadvisor. Anais do XIX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2045.pdf
Picinini, R. & Baptista, M.L.C. (2021). Tecnologias desterritorializadas e confiança: Nft’s e blockchain como sinalizadores para a mutação do turismo. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2135.pdf
Sampaio, O. Rosa, S. M.; Santanna, E. S.; Silva E. M. C. (2020). Gamificação em metodologia científica: a percepção de discentes de turismo sobre o uso do kahoot! Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1915.pdf
Santos, A. M., Silva G.B., Guedes, J. D. R. K. L .B., Marques, S. (2020). Gamificação aplicada à disciplina de Planejamento e Organização de Eventos. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1876.pdf
Sigala, M. (2018). New technologies in tourism: from multi-disciplinary to anti-disciplinary advances and trajectories. Tourism Management Perspectives, Vol. 25, pp. 151-155. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.12.003
Silva, M. M., Silva, J. R. H., Marques Junior, S., & Mendes Filho, L. (2020). Fatores que influenciam a intenção de compra de serviços hoteleiros ao assistir vídeos on-line: uma proposta teórica a partir da cocriação de valor. Anais do XVII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1692.pdf
Souza, A. G. de, Melo, F. V. S., & Barbosa, M. de L. de A. (2012). Riscos percebidos na aquisição de serviços hoteleiros online: fatores determinantes das estratégias de redução e suas relações com as características demográficas do consumidor. Revista Brasileira De Pesquisa em Turismo, 6(2), 201–215. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.527
Standing, C., Tang-Taye, J. P., & Boyer, M. (2014). The impact of the Internet in travel and tourism: A research review 2001–2010. Journal of Travel & Tourism Marketing, 31(1), 82-113. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.861724
Thomaz, G. M., Biz, A. A., Bettoni, E. M., & Pavan, C. S. (2014). Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations. Anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/sumario.php?versao=11
Thrassou, A., Buhalis, D., Akter, S., & Efthymiou, L. Tourism & Hospitality in the Digital Era: Technology and its (im) Possibilities. https://www.emeraldgrouppublishing.com/calls-for-papers/tourism-hospitality-digital-era-technology-and-its-impossibilities
Xiang, Z. (2018). From digitization to the age of acceleration: On information technology and tourism. Tourism management perspectives, 25, 147-150. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.11.023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ralyson Soares, Thyago Albuquerque, Luiz Mendes Filho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista