Marketing de conteúdo digital como influenciador no processo de planejamento de viagens

Uma análise a partir do Technology Acceptance Model estendido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7357

Palavras-chave:

marketing de contéúdo digital, turismo, technology acceptance model, planejamento de viagens

Resumo

Em meio às constantes transformações do marketing para desenvolver estratégias que cheguem ao tão diversificado público consumidor, o marketing de conteúdo digital surge, no mercado e na literatura acadêmica, como uma técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços, especialmente porque a publicidade tradicional já não cumpre seu papel como antes, e o consumidor, muitas vezes, possui consciência do “papel intrusivo” que ela desempenha. O presente estudo visa agregar conhecimento no que se refere ao impacto do marketing de conteúdo digital (MCD) no comportamento do consumidor turístico, mais especificamente enquanto uma ferramenta tecnológica para auxiliar no planejamento de viagens. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório-descritivo, com resultados quantitativos, a partir de uma pesquisa experimental com possíveis viajantes a dois destinos brasileiros: Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba/BA. Com isso, foi utilizada, para a análise, uma versão estendida do Technology Acceptance Model – TAM. As hipóteses foram testadas por meio da modelagem de equações estruturais, no software AMOS 22. Como principais dimensões que impactam a atitude em utilizar o MCD estão a “utilidade percebida”, proveniente do modelo original, e a “conveniência percebida”, proveniente da extensão proposta. Também foi verificada a relação positiva entre “atitude” e “intenção” de utilizar o MCD, as quais se configuram como as principais dimensões dependentes do modelo. Portanto, pode-se inferir que o modelo proposto na presente pesquisa representa consideravelmente os fatores que influenciam na atitude e intenção de usuários utilizarem materiais de MCD para planejarem viagens para destinos turísticos. 

Biografia do Autor

Jackson de Souza, Instituto Federal do Pará - IFPA

Doutorando e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sergipe; Bacharel em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como Professor EBTT, no eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal do Pará - IFPA Campus Altamira.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

de Souza, J., Mendes Filho, L., & Marques Júnior, S. (2022). Marketing de conteúdo digital como influenciador no processo de planejamento de viagens: Uma análise a partir do Technology Acceptance Model estendido. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7357

Edição

Seção

Artigos