A COMUNICAÇÃO TURÍSTICA DO VISIT MS EM PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

FUNDTUR, Instagram, Turismo, Pandemia, Covid-19

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a promoção do Turismo no estado de Mato Grosso do Sul, por meio do perfil, no Instagram, da campanha “VISIT MS” (@visitmsoficial), durante período específico da pandemia da COVID-19. Essa campanha foi promovida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS), responsável pelo turismo em escala estadual. Considerando a imagem como instrumento de comunicação do destino, foram analisadas publicações na rede social escolhida, dentro do período de início dos casos no Brasil, 11 de março a 29 de setembro de 2020, quando foi lançada a campanha de retomada da FUNDTUR-MS: “Vem, mas vem de máscara!”. Foram levantadas 196 publicações, analisadas a partir de 12 itens: tipo de arquivo, hashtag, localização, número de curtidas, período de publicação, algoritmo do Instagram, dentre outros. Percebeu-se que a imagem de Mato Grosso do Sul foi tratada com uma identidade regionalizada, valorizando produtos típicos e reforçando tipos de público-alvo. O posicionamento vem da identificação de personas: jovens, famílias, casais, terceira idade, LGBT, além de eventos e negócios, prática de pesca e birdwatching no pantanal. Com esse ambiente, a FUNDTUR-MS apostou nas imagens ao ar livre e no espaço que a natureza proporciona. Ademais, notou-se um cuidado ao tratar da retomada do turismo, considerando a gravidade da pandemia e adotando medidas restritivas e cautelares, para um retorno gradual, a fim de minimizar o agravamento dos casos da COVID-19.

Biografia do Autor

Arthur Gomes da Silva Monteiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Patrícia Cristina Statella Martins, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil

Profª. Drª. Patrícia Cristina Statella Martins

Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados/MS 

CV -  http://lattes.cnpq.br/2532398427424584

Membro do Grupo de Pesquisa Gesthos  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/58167

Rod. Dourados/Itahum Km 12 Cx Postal 351 – Cep 79804-970 -  Dourados/MS + 55 67 3902-2683

Camila Benatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil

Camila de Brito Antonucci Benatti Braga 

Profa. Adjunta do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará Pesquisadora do Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade - GESTHOS Lattes - Academia.edu - ResearchGate - ORCID - ResearcherID

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Gomes da Silva Monteiro, A., Cristina Statella Martins, P., & Benatti, C. (2022). A COMUNICAÇÃO TURÍSTICA DO VISIT MS EM PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. Marketing & Tourism Review, 7(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6889

Edição

Seção

Artigos