O Ronco do V8 Objeto de Desejo: Estudo de Caso do Automóvel Ford Maverick em Diferentes Gerações sob a Ótica das Cadeias Meio Fim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6624

Palavras-chave:

Nostalgia, Gerações, Laddering, Saudosismo, Maverick

Resumo

No início do ano de 1970, a Ford do Brasil S.A., trouxe um campeão de vendas dos USA, o Ford Maverick. O automovel caiu rapidamente no gosto popular, neste novo segmento de carros médios, passando a ter uma legião de admiradores. Esta pesquisa objetiva, a luz da teoria das cadeias meio-fim, comparar o comportamento e valores de usuários do Maverick de duas diferentes gerações em épocas diferentes:  nos anos 70 quando o automóvel foi lançado, cujos principais consumidores eram da geração Baby Boomers e dos filhos de esta geração, a geração X. Para este estudo foi utilizado a técnica de laddering, com entrevistas em profundidade com 47 entrevistados, sendo 20 pertencentes a geração Baby Boomers (indivíduos nascidos entre 1940 e 1960) e os outros  27 entrevistados, nascidos entre 1970 e 1990 que fazem parte da geração X, em que seus depoimentos permitiram acomparação das gerações. Os resultados  da análise de conteúdo e da análise utilizando o laddering permitiu o desenvolvimento de mapas hierárquicos dos valores respectivos de cada geração. Estes mapas deram como resultado:  a geração Baby Boomers demostrou como valor fundamental para a aquisição do Maverick na época a questão da segurança financeira e motor potente V8 como maior fator motivacional para aquisição deste automóvel. No caso da  geração X o estudo indicou como esperado, o valor nostalgia e saudosismo como maior impulsionador para ainda ter este automóvel, seja como colecionador ou hobby. As gerações apresentam como em comum, o valor de nostalgia e saudosismo. Os resultados sugerem novas abordagens para os estudos do comportamento de consumo e marketing geracional.

Biografia do Autor

Alexandre Silveira, Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS), Brasil

Doutor em Admnistração de Empresas pela Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS), professor visitante da Universidade Souther Denmak, professor assitente IBGEN/ FTEC

Referências

Aaker, D. A. (2007). Construindo marcas fortes. Bookman Editora.

Allen, M. W. (2001). A practical method for uncovering the direct and indirect relationships between human values and consumer purchases. Journal of consumer marketing.

Bardin, L. (2011) Análise de Conteúdo. (Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro). São Paulo: Edições 70.

Barth, F. (1996). 18 Ethnic Groups and Boundaries (1969). Theories of Ethnicity: A Classical Reader, 294.

Belk, R. W. (1995). Collecting as luxury consumption: Effects on individuals and households. Journal of economic psychology, 16(3), 477-490.

Brandão, A. C., & Duarte, M. F. (2004). Movimentos culturais de juventude. Editora Moderna.

Brown, S; Kozinets, R.; Sherry, J. (2003) Teaching old brands new tricks: retro branding and the revival of brand meaning, Journal of Marketing, 67 (3), 19-33.

Corsten, M. (1999). The time of generations. Time & Society, 8(2-3), 249-272.

Datafolha (2008) Jovens brasileiros. São Paulo, 30 jul. 2008. Disponível em: <http://datafolha.folha.uol.com.br/ po/ver_po.php?session=700>. Acesso em: 30 set. 2020.

Engel, J.F.; Blackwell, R. D.; Miniard, P. W. (2000). Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC

Erickson, T. J. (2011). E agora, geração X? Como se manter no auge profissional e exercer a liderança plena numa época de intensa transformação. Rio de Janeiro: Elsivier.

Gengler, C. E., Howard, D. J., & Zolner, K. (1995). A personal construct analysis of adaptive selling and sales experience. Psychology & Marketing, 12(4), 287-304.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2014) Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gregson, P.W. (2011) Clássicos do Brasil: a história do Maverick. Editora Alaúde, SP.

Gutman, J. (1981). A means-end model for facilitating analyses of product markets based on consumer judgement. ACR North American Advances.

Holbrook, M. B., & Hirschman, E. C. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of consumer research, 9(2), 132-140.

Izquierdo, I. (2018) Memória , 3a Ed. Editora ArtMed, Porto Alegre.

Jones, J. P. (2004). publicidade na construção de grandes marcas, A–Grupo de mídia. NBL Editora.

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Marketing para o século XXI. Pearson Prentice Hall.

Kozinets, R., Patterson, A., & Ashman, R. (2017). Networks of desire: How technology increases our passion to consume. Journal of Consumer Research, 43(5), 659-682.

Langerak, F., Peelen, E., & Nijssen, E. (1999). A laddering approach to the use of methods and techniques to reduce the cycle time of new‐to‐the‐firm products. Journal of Product Innovation Management: AN INTERNATIONAL PUBLICATION OF THE PRODUCT DEVELOPMENT & MANAGEMENT ASSOCIATION, 16(2), 173-182.

Lyu, J., & Kim, J. (2020). Antecedents of Social Media Induced Retail Commerce Activities: Impact of Brand-Consumer Relationships and Psychological Sense of Community. Journal of Interactive Advertising, (just accepted), 1-34.

Malhotra, N. K. (2006) Pesquisa de marketing: Uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman.

Minkowski, E. (1965). Il tempo vissuto. Roma: Einaude.

Murphy, H. (2000). They’ve gotta have it. Forbes Global Life. Dezembro.

N.A (Noticias Automotivas) (2014) Disponível em: https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-maverick/. Acesso em 10/10/2020

Oliveira, S. (2010). Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare.

Peter, J. P.; Olson, J. C. (2010). Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Trad. Beth Honorato. 8 ed. Porto Alegre: AMGH.

Rezsohazy, R. (2001). Sociology of values. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences.

Reynolds, T. J.; Gutman, J. (1988). Laddering theory, method, analysis, and interpretation. Journal of Advertising Research, New York, v. 28, p. 11-31, Feb.-Mar.

Reynolds, T. J., & Gutman, J. (2001). Laddering theory, method, analysis, and interpretation.

Rokeach, M. (1972). Beliefs, attitudes and values: A theory of organization and change. Jossey-Bass,.

Slater, J. S. (2001). Collecting brand loyalty: A comparative analysis of how Coca-Cola and Hallmark use collecting behavior to enhance brand loyalty. ACR North American Advances.

Solomon, M. R. (2016). O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora.

Tajfel, H., Turner, J. C., Austin, W. G., & Worchel, S. (1979). An integrative theory of intergroup conflict. Organizational identity: A reader, 56, 65.

Tarkovski, A. (2002). Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Vriens, M.; Hofstede, F.T. (2000). Linking attributes, benefits and consumers values, Journal of Marketing Research, Vol. 12 No 3, p.4-10.

Walker, B. A., & Olson, J. C. (1991). Means-end chains: Connecting products with self. Journal of business research, 22(2), 111-118.

Wasson, C. R. (1978). Dynamic competitive strategy & product life cycles. Austin Press.

Woodruff, R. B.; Gardial, S. F. (1969). Know your customer: new approaches to understanding customer value and satisfaction. Malden, MA, USA: Blackwell Business.

Zeithaml, V. A., Parasuraman, A., Berry, L. L., & Berry, L. L. (1990). Delivering quality service: Balancing customer perceptions and expectations. Simon and Schuster.

Zaluar, A. (1985). A Máquina e a Revolta, São Paulo, Ed Brasiliense, 1985.

Vinson, D. E., Scott, J. E., & Lamont, L. M. (1977). The role of personal values in marketing and consumer behavior. Journal of marketing, 41(2), 44-50.

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Levrini, G., & Borba da Silveira, A. . (2021). O Ronco do V8 Objeto de Desejo: Estudo de Caso do Automóvel Ford Maverick em Diferentes Gerações sob a Ótica das Cadeias Meio Fim . Marketing & Tourism Review, 6(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i2.6624

Edição

Seção

Artigos