CONSUMO DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS: DA FUNCIONALIDADE AO STATUS

Autores

  • Lucas Emmanuel Nascimento Silva Universidade Federal do Cariri
  • Manoel Bastos Gomes Neto Universidade Federal do Cariri
  • Rebeca da Rocha Grangeiro Universidade Federal do Cariri
  • Jailson Santana Carneiro Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5653

Palavras-chave:

Consumo de Status; Inovatividade; Consumo de Produtos Tecnológicos; Comportamento do Consumidor; Consumo Simbólico

Resumo

Este artigo tem como objetivo determinar a relação entre consumo de status e grau de adoção de inovação. Diante disso, foi utilizada a escala de domínio específico de inovatividade (1991) e a escala de consumo de status (1999), esta última dividida em três construtos: sociabilidade, consumo de status e não funcionalidade. A pesquisa foi conduzida através de questionários. A amostra é composta por 822 estudantes de escolas e universidades públicas e privadas. Os resultados indicam forte relação entre inovatividade e consumo de status (R² = 0,112, p<0,05), inovatividade e sociabilidade (R² = 0,015, p<0,05) e inovatividade e não funcionalidade (R² = 0,097, p<0,05). Os resultados indicam que: 1) Consumidores com alto grau de inovatividade são altamente integrados com grupos sociais. 2) Estes consumidores são mais preocupados com as características simbólicas dos bens. 3) Estes consumidores identificam nos novos produtos tecnológicos uma forma de expressar status para seu arredor.

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Publicado

2020-06-10

Como Citar

Silva, L. E. N., Gomes Neto, M. B., Grangeiro, R. da R., & Carneiro, J. S. . (2020). CONSUMO DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS: DA FUNCIONALIDADE AO STATUS. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5653