FATORES INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MOBILE BANKING
Um Estudo da Teoria do Comportamento Planejado Decomposto
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5196Palavras-chave:
Comportamento. Consumidores. Mobile Banking.Resumo
Objetiva-se, neste artigo, analisar qual fator norteia o comportamento dos consumidores dos serviços de mobille banking. Dessa forma, o problema da pesquisa é: Qual fator norteador do comportamento do consumidor é mais visível nos usuários do serviço de mobile banking? Para isso foi necessário avaliar os fatores influenciadores do comportamento dos consumidores de mobile banking, os quais são: atitude comportamental, norma subjetiva e controle percebido que fazem parte da TCP decomposto. Ao desenvolver essa pesquisa fez-se a aplicação de questionários por meio do Microsoft formulários, com 167 usuários do mobile. O método de pesquisa utilizado foi dedutivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, e aplicada pelo uso da escala Likert. A partir da pesquisa foi possível analisar informações dos respondentes com relação aos constructos aqui estudados, com isso observou-se que o fator atitude foi o que mais se destacou na intenção comportamental com relação aos outros fatores. Conclui-se que as pessoas são regidas por premissas que contribuem ao seu favorecimento, ou seja, ao seu desempenho e com base naquilo que irá reduzir seus esforços.
Referências
AJZEN, Icek; FISHBEIN, Martin. Attitude-behavior relations: A theoretical analysis and review of empirical research. Psychological bulletin, v. 84, n. 5, p. 888, 1977.
ALBERTIN, Luiz Alberto e DE MOURA, Rosa Maria. Comércio Eletrônico: Seus aspectos de segurança e privacidade. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo. v. 38. n. 2. p. 49-61 Abr./Jun.1998.
ALMEIDA, D. A influência dos efeitos percebidos de marketing de relacionamento, o bancário e da disponibilização de suporte técnico na intenção de uso dos serviços de Mobile Banking.2015.148 f. Programa de Mestrado de Administração. Universidade Fumec, Belo Horizonte, 2015.
BELLO, J.S.A. intenção de sair e intenção de permanecer em organizações intensivas em conhecimento: um estudo com variáveis demográficas e atitudinais. 2017.202 f. Tese (doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) -UFSC, Florianópolis, 2017.
DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, [S.l.], v. 13, n. 3, p. 319-339, 1989. Anais.Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS BANCO (FEBRABAN). Pesquisa Febraban de tecnologia bancária. 2017. Disponível em:<https://portal.febraban.org.br/pagina/3106/48/pt-br/pesquisa>. Acesso em: 16 out. 2018.
G.C. Moore; I. Benbasat Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology innovation. Information Systems Research. v.02, p. 192-222, set. 1991
GARCIA, J.L. Sistemas de informação de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GRABER, Giuliana. Comunicação integrada ao marketing no e-commerce. São Paulo: ECCOM, 2012.
HERNANDEZ, J. M. C; MAZZON, J. A. Um estudo empírico dos determinantes da adoção de Internet Banking entre não usuários brasileiros. Rev. adm. contemp. [online]. São Paulo, vol.12, n. spe, p. 9-39, 2008.
LAUDON, Kenneth C., LAUDON, Jan P. Sistemas de Informação Gerencial:
Administração. Empresa Digital. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
LIMEIRA, T. M. Vidigal. E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo. Saraiva, 2003.
O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação: e as decisões gerenciais na era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
PAVARANI, S.C.C.; MARCHETTI, R.L.; SILVA, W.V. Mobile banking: o impacto das características pessoais do consumidor e dos atributos. 2010.17 f. artigo cientifico. IV Encontro de Marketing da ANPAD. Florianópolis, 2010.
ROLIM, Tatiane; SELOW, Marcela Lima Cardoso. O Uso Do Marketing Digital no E-Commerce. Vitrine de Produção Acadêmica Produção De Alunos da Faculdade Dom Bosco, v. 4, n. 1, 2017.
SANTIAGO, Hewerton Luis P.; LISBOA, Gilvânia dos Santos. Segurança de sistemas de informação – “o contexto da segurança dos sistemas de informação.” Revista Científica. V.2 p. 11 , 2013.
SANTOS, D.O.; VIEGA R.T.; SOUZA, S.I. Mobile banking como novo canal de disseminação de informações e disponibilização de serviços: um texto da teoria do comportamento planejado decomposto. 2011.170 f. artigo cientifico. UFMG. Minas Gerais, 2011.
SILVA JUNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, Brasil, V. 15, p. 1-16, outubro, 2014.
TAYLOR, S.; TODD, P. A. Understanding information technology usage: a test of Competing Models. Information Systems Research, v. 6, n. 2, p. 144-176, 1995.
TEIXEIRA, Tarcisio. Comércio Eletrônico: Conforme o Marco Civil da Internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva,2015.
TIRLONI C. SL.: FONTANA K.H.S.; E MACHADO D.G. mobile banking: um estudo sobre os fatores de usabilidade que influenciam no relacionamento com o cliente, 2017.16 f. Artigo cientifico, UFRGS, Rio Grande do Sul, 2017.
TURCHI, Sandra. Estratégias de marketing digital e E-commerce. Atlas. Minha Biblioteca, 2012.
VERGARA, S. V. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista