O JOGADOR BRASILEIRO DE LEAGUE OF LEGENDS

PERFIL E MOTIVAÇÃO DE JOGAR

Autores

Palavras-chave:

League of Legends, Motivação para Jogar, PLS-SEM

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar o perfil do jogador brasileiro de League of Legends por meio do entendimento das motivações que o levam a jogar. A indústria de videogames é um mercado em crescimento com potencial para fornecer percepções de interesse para o campo de pesquisa do consumidor. League of Legends é um jogo MOBA desenvolvido pela Riot Games em 2009 e teve mais de 100 jogadores mensais em 2016. Usamos uma abordagem quantitativa para atingir o objetivo da pesquisa. A Digital Games Motivation Scale (DGMS) foi aplicada em uma pesquisa com 240 jogadores. O PLS-SEM foi utilizado para identificar como essa motivação afeta o comportamento dos jogadores. Descobrimos que passatempo, desempenho, hábito e agência são os motivos mais importantes para os jogadores e a motivação tem um impacto maior quando se trata do número de horas que o jogador passa no jogo diariamente, do número de partidas que joga diariamente, do interesse em comprar itens do jogo com dinheiro real e o número de partidas que jogam diariamente. Por fim, são apresentadas as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Graduando em administração pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Bolsista do Projeto de Iniciação a Docência (PID) e Voluntário de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC). Já participou do do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri - PETADM-UFCA e possui formação de Técnico em Finanças pela Escola Estadual de Educação Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho (RSC/2015). 

Patrick Wendell Lessa, Universidade Federal do Cariri

Graduando em administração pela Universidade Federal do Cariri, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Projeto Flexibilização das Relações de Trabalho na Economia do Compartilhamento: Um Estudo no Nordeste Brasileiro. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração na Universidade Federal do Cariri, atuando como Diretor de Projetos e, posteriormente, de Marketing. Tem interesse nas áreas de Marketing - Comportamento do Consumidor, Compra por Impulso -, Economia do Compartilhamento, Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Rebeca da Rocha Grangeiro, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2015). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal do Cariri. Realiza pesquisas sobre a atividade de trabalho artesanal e sobre mulheres que ocupam cargos de liderança.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Silva, L. E. N., Lessa, P. W., & Grangeiro, R. da R. (2022). O JOGADOR BRASILEIRO DE LEAGUE OF LEGENDS: PERFIL E MOTIVAÇÃO DE JOGAR. Marketing & Tourism Review, 7(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6783

Edição

Seção

Artigos