Qualificação Profissional e Comprometimento Organizacional na Hotelaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v7i1.6689

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Comprometimento Organizacional, Gestão de Recursos Humanos, Hotelaria, Brasil

Resumo

Objetivo - Analisar as relações entre qualificação profissional e comprometimento dos funcionários em empreendimentos hoteleiros do município de João Pessoa/PB, no Nordeste do Brasil.

Design/metodologia/abordagem - Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com aplicação de questionários junto aos funcionários dos empreendimentos hoteleiros do município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Para a análise dos dados, foram realizadas análises descritivas, análise fatorial, análise de confiabilidade, análise de correlação de Pearson e análise de regressão linear, com o auxílio do software estatístico SPSS.

Resultados - Os resultados apontam que quanto mais os funcionários percebem os benefícios da qualificação profissional, mais isso reforça a sua necessidade de permanecer na empresa em função dos benefícios que ela oferece, assim como aflora a sensação de pertencimento e identificação do funcionário com a empresa, uma vez que ambos os objetivos caminham no mesmo foco. Assim, os resultados deste estudo sugerem que a gestão das empresas hoteleiras deve se concentrar em melhorar o nível de comprometimento de seus funcionários, fornecendo oportunidades através de adequados esforços de qualificação.

Originalidade/valor – Do ponto de vista acadêmico, esse estudo contribui com os estudos na área de hotelaria, sendo capaz de comprovar a existência de relações positivas entre qualificação profissional e comprometimento organizacional. Do ponto de vista gerencial, ele auxilia a compreensão sobre a importância de investir na qualificação, percebendo o funcionário como elemento fundamental no processo produtivo.

 

 

 

Biografia do Autor

LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Brasil

Possui graduação em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Doutora em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Foi Professora Substituta na Universidade Federal da Paraíba, blocada no Departamento de Turismo e Hotelaria (2019-2021). Atualmente Professora Bolsista do Programa Estadual PARAÍBATEC, no curso Organizador de Eventos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Turismo, Gestão de Pessoas e Serviços. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GESTUR/UFRN/CNPq).

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Brasil

Doutora em Administração (2011) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração (2007) e Bacharel em Turismo (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como Secretária Municipal de Turismo de Tibau do Sul. Atualmente, é professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR/UFRN. Editora da Revista de Turismo Contemporâneo - RTC. Atua como vice-líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR/UFRN). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Eventos. É pesquisadora nas áreas de Turismo e Gestão de Pessoas.

 

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

FERNANDES MADRUGA BARROS, L. C., & MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO, L. (2022). Qualificação Profissional e Comprometimento Organizacional na Hotelaria. Marketing & Tourism Review, 7(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v7i1.6689

Edição

Seção

Artigos