APLICAÇÃO DO PLACE ATTACHMENT NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCAS TURÍSTICAS

um estudo da Festa de Sant’Ana (Brasil)

Autores

  • Aline Mayara Marinho Xavier da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1115-0464
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
  • Maria Carolina Cavalcante Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0904-773X
  • Mauro Lemuel de Oliveira Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6450

Palavras-chave:

Place attachment, Identidade de Marca, Marcas Turísticas, Festa de Sant’Ana, Caicó - RN

Resumo

O place attachment tem sido abordado nos estudos do marketing turístico como dimensão significativa da construção da identidade e da imagem de marcas turísticas, sejam elas dos destinos ou de atrativos e atividades associadas como é o caso dos eventos. Neste contexto, o presente estudo analisa as dimensões de place attachment no processo de construção da identidade de marca turística da Festa de Sant’Ana, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. A festa acontece há 270 anos e é considerada patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, Brasil). Tem-se como base teórica norteadora o modelo tripartido de Scannell & Gifford (2010) - Tripartite Model - que auxilia a compreensão do apego ao lugar por meio dos componentes: Person, Process, Place (PPP). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, no qual foram realizadas realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos na organização do evento. Os resultados revelam as dimensões de place attachment quanto aos processos comportamentais e afetivos, as relações sociais, os grupos culturais, as relações individuais e o composto de marca do evento, bem como suas contribuições para a caracterização da marca turística da Festa de Sant’Ana. Conclui-se que as dimensões da fé e de vínculos de apego ao lugar são as variáveis mais significativas na identidade de marca da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer estes elementos de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.

Biografia do Autor

Aline Mayara Marinho Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande, Natal, Brasil. e Assessora e planejamento de eventos, recepcionista, cerimonialista na empresa Charms Cerimonial.

Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, Barcelona, Espanha. Mestre em Comunicação e Estratégia Política pela Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, Espanha.

Graduada em Administração pela Universidade Potiguar, Natal, Brasil.

Docente do Programa de Pós Graduação e Graduação em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Maria Carolina Cavalcante Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestranda e Bacharel em Turismo em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Brasil.

Professora no Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba (PARAÍBATEC) no curso de Organizador de Eventos.

Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil

Mauro Lemuel de Oliveira Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Administração do Planejamento (PPGA/UFRN) pel Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Potiguar (UnP).

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Professor no curso de Administração à distância: Filosofia da Administração - Universidade Aberta do Brasil (UAB) parceria com a UFRN (SEDIS)

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Mayara Marinho Xavier da Silva, A. ., Valéria Fernandes Ferreira, L., Carolina Cavalcante Dias, M., & Lemuel de Oliveira Alexandre, M. L. de O. (2021). APLICAÇÃO DO PLACE ATTACHMENT NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCAS TURÍSTICAS: um estudo da Festa de Sant’Ana (Brasil). Marketing & Tourism Review, 6(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6450

Edição

Seção

Artigos