Religious tourism as a source of local development

a study on the production of urban space from religious tourism practice

Authors

  • Lorrana Laila Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Antonio de Oliveira Júnior Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5538

Keywords:

Turismo religioso, turismo urbano, desenvolvimento local, cultura

Abstract

Tourism comprises a sector of activity that significantly moves the culture and economy of a given country, emerging in transformations that collaborate for local development. At this juncture, religious tourism emerges as a source of employability, moving various sectors of the economy, such as hotel and food, as well as stimulating the consumption of religious and craft articles. Thus, this theoretical essay aims to stimulate a reflection about the relationship between religious tourism and its implications in urban space, demonstrating the importance of this sector of activity for the country's culture and economy, as well as highlighting the implications of the local dynamics of the cities in which it is practiced, contributing in the exploration of the thematic to the field of tourism and related areas. As a result, the influence of religious tourism on the development of cities is evident, impacting on the local context, while expanding the possibilities of new markets and creation of new jobs, significantly moving the economy and contributing to the production of urban space.

Author Biographies

Lorrana Laila Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Geografia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia (PPGEP/FACIP/UFU), com atuação na linha de pesquisa Produção do espaço rural e urbano.  Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus do Pontal).

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos em Invisibilidade Laboral e Social (NILS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações (NEORG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Antonio de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) Atualmente é Professor do Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, na Cidade de Ituiutaba, Minas Gerais onde é pesquisador do Observatório das Cidades.

References

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes. (2018). Barracas na rodovia dos romeiros: mais de 600 inscritos. Goiânia: Goinfra. Recuperado de http://www.agetop.go.gov.br/noticias/Barracas-na-Rodovia-dos-Romeiros-mais-de-600-inscritos/213094
Banducci Jr., A., & Barreto, M. (2001). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus.
Becker, E. L. S. (2014). Geografia e Turismo: Uma Introdução ao Estudo de Suas Relações. Rosa dos Ventos: Turismo e Hospitalidade, 6(1), 52-65. Recuperado de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2333/pdf_216
Carvalho, R. C. O. de. & Viana, M. dos S. (2014). Somos o que consumimos: aspectos identitários e turismo contemporâneo. Turismo: Visão e Ação, 16(3), 690-709. Recuperado de https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/7746/4428. doi: 10.14210/rtva.v16n3.p690-709
Dias, R. (2008). Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo, SP: Atlas.
Drule, A. M.; Chis, A.; Bacila, M. F.; Ciornea, R. (2012). A new perspective of non-religious motivations of visitors to sacred sites: evidence from Romania. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 62, 431-435. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812035112?via%3Dihub. doi: 10.1016/j.sbspro.2012.09.070
Feira Internacional de Turismo. (2018). Turismo religioso movimenta 15 bilhões de reais por ano no Brasil. Brasil: FESTURIS Gramado. Recuperado de https://www.festurisgramado.com/noticias/turismo-religioso-movimenta-15-bilhoes-de-reais-por-ano-no-brasil/.
Filho, A. B. (2001). Marketing turístico para o espaço urbano: comentários acadêmicos e profissionais. In Castrogiovanni, A. C. (Org), Turismo urbano. São Paulo: Contexto.
Giacomini F., G., & Pellegrini Filho, A. (1991). Resenha: - Marketing turístico: um enfoque promocional - (RUSCHMANN, Doris van de Meene - 1991) / Sociologia do turismo - (KRIPPENDORF, Jost - 1989). Turismo em Análise, 2(1), 89-91
Guillaumon, S. (2011). Gestão de turismo, cultura e identidades religiosas: ensaio de um novo conceito com base na compreensão do território. Observatório de Inovação do Turismo, 6(2), 1-25. Recuperado de http://www.spell.org.br/documentos/ver/226/gestao-de-turismo--cultura-e-identidades-religiosas--ensaio-de-um-novo-conceito-com-base-na-compreensao-do-territorio
Instituto Brasileiro do Turismo. (2019). Brasil ganha destaque na imprensa alemã. Brasil: Embratur. Recuperado de http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/Brasil_ganha_destaque_na_imprensa_alema.html
Jaluska, T. & Junqueira, S. (2012). A utilização dos espaços sagrados pelo turismo religioso e suas possibilidades como ferramenta auxiliar para o estabelecimento do diálogo entre as nações. Turismo: Visão e Ação, 14(3), 337-348. Recuperado de http://www.spell.org.br/documentos/ver/8985/a-utilizacao-dos-espacos-sagrados-pelo-turismo-religioso-e-suas-possibilidades-como-ferramenta-auxiliar-para-o-estabelecimento-do-dialogo-entre-as-nacoes
Jornal de Turismo. (2015, 3 de abril). Turismo religioso movimenta a economia de diversas regiões do Brasil. Brasil: Jornal de Turismo. Recuperado de https://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destinos/65092-turismo-religioso-movimenta-a- economia-de-diversas-regioes-do-brasil.
Jornal Folha de São Paulo. (2018, 21 de junho). Romaria leva 2,5 milhões de pessoas a Trindade (GO): a festa é considerada um dos maiores eventos religiosos do país e vai de 22 de junho a 1º de julho. Brasil: Folha de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2018/06/romaria-leva-25-milhoes-de-pessoas-a-trindade-go.shtml.
Maio, C. A. (2004). Turismo religioso e desenvolvimento local. Publicatio Uepg: Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, 12(1), 53-58. Recuperado de http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/503. doi: 10.5212/publ.humanas.v12i1.503
Ministério do Turismo. (2015). Turismo religioso continua em alta no Brasil: As viagens motivadas pela fé mobilizaram cerca de 17,7 milhões de peregrinos em 2014, segundo estimativas do Ministério do Turismo. Brasil: MTur. Recuperado de http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/712-turismo-religioso-continua-em-alta-no- brasil.html
Ministério do Turismo. (2018). Turismo religioso ganha espaço na Expo Cristã: viagens para fortalecer a fé estão entre produtos apresentados na maior exposição nacional de serviços e entretenimento voltados para o público cristão em SP. Brasil: MTur. Recuperado de http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=11962
Mota, K. C. N. (2011). Marketing turístico: tecnologia em hotelaria. Fortaleza, CE: UAB/IFCE.
Oliveira, A. & Guerra, P. (2016). Espaços urbanos entre a cultura, a imagem e a intervenção: Uma reflexão a partir de três intervenções na cidade do Porto. Cidades, Comunidades e Territórios, (32), 118-131. Recuperado de https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10034. doi: 10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2016.032.art07
Portuguez, A. P. & Teubner Jr., F. J. (2001). Turismo, conservação ambiental e planejamento urbano em “cidades históricas”: o caso de São Mateus (ES). In A. P. Portuguez, Consumo e espaço: turismo, lazer e outros temas. São Paulo, SP: Roca.
Rosendahl, Z. (1996). Cidade e religião: a expressão do sagrado no urbano. In Z. Rosendahl, Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro, RJ: EURJ.
Rosendahl, Z. (2008). Os caminhos da construção teórica: ratificando e exemplificando as relações entre espaço e religião. In Z. Rosendahl & R. L. Corrêa, Espaço e cultura: pluralidade temática. Rio de Janeiro, RJ: UERJ.
Santos, E. E. (2010). Análise do turismo sob a perspectiva do conhecimento geográfico. Turismo: Visão e Ação, 13(1), 131-132. Recuperado de https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/2439/1869. doi: 10.14210/rtva.v13n1.p131-132
Schineider, M. & Santos, M. M. C. dos. (2015). A hospitalidade sob a ótica do romeiro na romaria ao santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS e seu corolário no conceito de turismo religioso. Turismo: Visão e Ação, 17(2), 323-353. Recuperado de https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/7955. doi: 10.14210/rtva.v17n2.p323-353
Serrallonga, S. A., & Hakobyan, k. (2011). Turismo religioso y espacios sagrados: uma porpuesta para los santuários de Catalunya. Revista Iberoamericana de Turismo, 1(1), 63-82. Recuperado de http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/241/184.
Silveira, E. J. S. da. (2007). Turismo Religioso no Brasil: uma perspectiva local e global. Turismo em Análise, 18(1), 33-51. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62606/65394
Soifer, J. (2005). Empreender turismo e ecoturismo. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark.
Tavares, A. de M. (2002). City tour. São Paulo, SP: Aleph.
Tineu, R. & Fragoso, N. D. (2010). Estratégias de comunicação boca a boca para o turismo. Revista Brasileira de Marketing, 8(2), 116-145. Recuperado de http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/view/2136. doi: 10.5585/remark.v8i2.2136

Published

2020-05-26

How to Cite

Lorrana Laila Silva de Almeida, Enoque, A. G., & Antonio de Oliveira Júnior. (2020). Religious tourism as a source of local development: a study on the production of urban space from religious tourism practice. Marketing & Tourism Review, 4(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5538