Abordagens metodológicas da pesquisa em Branding no campo do Turismo: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil

Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil

Autores

  • Anderson Leonardo Castro Seabra Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-5021-2517
  • Lissa Valeria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5168

Palavras-chave:

Pesquisa; Branding; Turismo; Metodologia; Meta-análise; Brasil

Resumo

Este estudo analisa a produção científica das pesquisas em Branding no campo do turismo, a partir de teses e dissertações publicadas no Brasil, para identificar as suas principais características quanto a metodologia. Do exame de 39 trabalhos no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foi possível conhecer e enquadrar as abordagens metodológicas adotadas pelos pesquisadores nesse específico campo. Entre os principais resultados: foi identificado a hegemonia da postura epistêmica empírico-analítica na fundamentação dos estudos; o uso de métodos essencialmente positivistas; a primazia de abordagens qualitativas, e, de caráter exploratório; e a adoção indiscriminada da estratégia do estudo de caso (único) combinado a outros delineamentos.  Conclui-se que as pesquisas em Branding no turismo tem seguido uma agenda de pesquisa positivista, essencialmente empírica, e, pouco reflexiva.  Espera-se que estimule a discussão sobre novas e distintas possibilidades metodológicas para esse campo específico de pesquisa, bem como a extensão para outros estudos que ampliem a compreensão sobre seus modos de investigação.

Biografia do Autor

Lissa Valeria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal,
Brasil. Professora adjunta da UFRN. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em
Turismo (PPGTUR) da UFRN. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo
(GESTUR) da UFRN.

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Publicado

2019-09-06

Como Citar

Castro Seabra, A. L., & Fernandes Ferreira, L. V. (2019). Abordagens metodológicas da pesquisa em Branding no campo do Turismo: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil: Analise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil. Marketing & Tourism Review, 4(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5168

Edição

Seção

Artigos