Os impactos de festivais versus a participação do residente:

uma análise da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil)

Autores

  • Thamires Foletto Fiuza UNIVALI
  • Fabricia Durieux Zucco
  • Camila Belli Kraus

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5069

Palavras-chave:

Impactos, Turismo, Percepção dos residentes, Oktoberfest, Festivais.

Resumo

A promoção de festivais tem sido amplamente utilizada por destinos com o objetivo de valorizar a cultura local e ainda ampliar o fluxo de turistas na localidade. Todavia, vale ressaltar que a prática de festivais tende a gerar impactos na comunidade receptora. Desta forma, torna-se fundamental a realização de diferentes estudos buscando avaliar como os residentes percebem os impactos promovidos pelo festival em sua localidade. Nesta perspectiva, o presente resumo tem como objetivo identificar se a frequência de participação na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul influencia de maneira estatisticamente significativa na percepção dos residentes sobre os impactos econômicos, sociais, culturais e ambientais promovidos pelo festival no destino. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa e sua amostra foi constituída por 520 residentes de Santa Cruz do Sul que frequentam a Oktoberfest ao menos uma vez por edição. Para análise dos resultados foi empregada a técnica de análise de variância do tipo One-Way ANOVA. Os resultados demonstraram que a frequência de participação na Oktoberfest é capaz de influenciar a percepção dos residentes sobre todos os impactos do festival. A população que frequenta a Oktoberfest uma ou duas vezes por ano tende a perceber menos os impactos positivos promovidos pelo festival e mais os ligados aos aspectos negativos, já, os residentes que visitam quatro vezes por ano ou mais demonstraram perceber que a Oktoberfest promove impactos culturais positivos em Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2019-09-06

Como Citar

Fiuza, T. F., Zucco, F. D., & Kraus, C. B. (2019). Os impactos de festivais versus a participação do residente:: uma análise da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil). Marketing & Tourism Review, 4(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5069

Edição

Seção

Artigos