Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel

Autores

  • Caio César Soares Gonçalves Fundação João Pinheiro
  • Luiza Castellane Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4644

Palavras-chave:

Turismo, Dados em painel, Minas Gerais

Resumo

Apesar do reconhecido potencial turístico do estado de Minas a literatura acerca do tema carece de estudos investigativos dos determinantes desta atividade. Este artigo se propõe identificar variáveis que se relacionam com o valor adicionado do turismo de Minas Gerais, calculado pela Fundação João Pinheiro com detalhamento a nível municipal. Para isto, este artigo realizou uma análise econométrica dos determinantes da produção do turismo nos municípios do Estado de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2014, utilizando regressões de dados em painel e a técnica dos Mínimos Quadrados Generalizados (MGQ). Estes instrumentos possibilitaram a identificação de que variáveis como PIB per capita, densidade demográfica, proximidade de aeroportos, constituição de consórcios de turismo e ser base de visitação regional impactam nos resultados do valor adicionado do turismo dos municípios de Minas Gerais. O mesmo não pode ser dito para as variáveis que indicam a vinculação de um município com circuitos turísticos, presença de atrativos turísticos específicos, existência de tombamentos patrimoniais, além do valor adicionado do turismo não apresentar relação com o gasto per capita do estado com turismo. A identificação destas variáveis explicativas demonstra o potencial dos estudos nesta área, além de sinalizar direcionamentos para políticas públicas.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

Gonçalves, C. C. S., & Castellane, L. (2018). Determinantes do valor adicionado do turismo de Minas Gerais: uma análise com modelos de dados em painel. Marketing & Tourism Review, 3(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i1.4644

Edição

Seção

Artigos