UM ESTUDO SOBRE ATRIBUTOS CONSEQUÊNCIAS E VALORES RELACIONADOS AO CONSUMO COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4622Abstract
O consumo colaborativo é uma temática que está ganhando espaço nas discussões acadêmicas. No entanto, percebe-se que seu direcionamento ligado ao mercado de redistribuição ainda carece de pesquisas. Deste modo, este artigo objetiva identificar as principais variáveis que estão diretamente relacionadas a Atributos (A), Consequências (C) e Valores (V) deste modelo de consumo colaborativo praticado no grupo de brechó Troca-Troca (bricão entre amigos) Guaíba/RS, disponível através da plataforma de rede social Facebook. Para cumprir com o objetivo proposto foram efetuadas quinze entrevistas durante o segundo semestre do ano de 2016. A metodologia para análise foi o desenvolvimento de entrevistas qualitativas em profundidade utilizando-se da técnica de Laddering (escalonamento) com auxílio da teoria de Meios e Fins, a análise de dados foi pautada em (a) análise de conteúdo e codificação dos dados; (b) elaboração da tabela de ladders; (c) criação da matriz de implicação e posteriormente a criação do mapa hierárquico de valores (Hierarchical Value Map – HVM); e (d) definição das percepções dominantes. Por fim, os resultados identificados através desta análise foi a existência de oito relações A-C-V que representam as percepções dominantes entre os sujeitos deste estudo.Downloads
Published
2018-12-22
How to Cite
dos Santos, D. S., & Martin Johnston, D. M. (2018). UM ESTUDO SOBRE ATRIBUTOS CONSEQUÊNCIAS E VALORES RELACIONADOS AO CONSUMO COLABORATIVO. Marketing & Tourism Review, 3(3). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4622
Issue
Section
Artigos
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal, without cost for the journal, right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of authorship and its initial publication in this journal.
- Authors take full responsibility for their opinions expressed in the works published in this journal.