7. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo

Authors

  • Francineuma Gomes Alves
  • Hugo Sampaio Costa
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - Curso de Turismo e UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4562

Keywords:

Instagram, Fotografia, Turismo, Redes Sociais

Abstract

O presente artigo tem o objetivo identificar como as postagens no Instagram do Shopping RioMar de Fortaleza colaboram para fidelização de clientes para o empreendimento, assim como, se o turismo no estado Ceará é impulsionado por tal estratégia. Para tanto, a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, pesquisa netnográfica verificado as postagens da hashtag BomDia, assim como aplicação de questionários com os seguidores para aprofundar as análises, ao compreender a relação entre fotografias, mídias sociais e turismo. Verificou-se que o Instagram é visto como um diferencial competitivo pelo público alvo do shopping, e contribui efetivamente para fidelização de clientes, através da construção positiva da imagem do equipamento.

 

Author Biography

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - Curso de Turismo e UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos

Doutor em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS, Mestre em Geografia (Organização do Espaço) – UNESP/Rio Claro, Especialista em Docência para Ensino Superior (Turismo e Hotelaria) – SENAC/SP e Bacharel em Turismo – UNIMEP/SP. Professor Adjunto do Curso de Turismo da UFPI (Universidade Federal do Piauí – Brasil) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade do Estado do Ceará).

Published

2017-12-12

How to Cite

Alves, F. G., Costa, H. S., & Perinotto, A. R. C. (2017). 7. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review, 2(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4562

Issue

Section

Artigos