3.Comparação dos Preços On-Line Dos Hotéis 5 Estrelas em Lisboa – Portugal

Authors

  • Gonçalo Miguel Guerra Pereira Coutinho Instituto Politécnico de Leiria
  • Paulo Almeida

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4558

Keywords:

Preço, e-Commerce, Reservas on-line, Turismo, Marketing-mix

Abstract

A utilização da internet para efetuar reservas on-line de alojamento no setor hoteleiro, tem um peso cada vez maior no conjunto das reservas efetuadas. É por isso, necessário que sejam elaborados estudos que permitam perceber a evolução dos preços oferecidos ao cliente, ao longo do tempo, nos diversos sites de reserva on-line e no site do próprio hotel, para que quer os clientes quer os gestores possuam informação rigorosa que lhes permita tomar decisões e elaborar estratégias eficazes.

Nesta investigação, apresentar-se-á a evolução dos preços médios dos hotéis em estudo, obtida a partir da consulta de um conjunto de sites de reserva on-line que previamente se definiram e do site institucional, consulta efetuada ao longo dos dois períodos de doze dias que antecederam a época festiva da Páscoa e uma época não festiva.

A investigação empírica efetuada, neste trabalho, foi realizada com base num estudo de caso exploratório, tendo como objeto de estudo os hotéis de 5 estrelas da área de Lisboa.

Os resultados obtidos permitiram perceber que os preços variam com a aproximação da data da reserva sendo que esta variação bem como a sua tendência difere da época festiva da Páscoa para a época não festiva.

 

Published

2017-12-12

How to Cite

Guerra Pereira Coutinho, G. M., & Almeida, P. (2017). 3.Comparação dos Preços On-Line Dos Hotéis 5 Estrelas em Lisboa – Portugal. Marketing & Tourism Review, 2(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4558

Issue

Section

Artigos