1. Bon Appétit! O Efeito da Assinatura do Chef de Cozinha para Pratos Tradicional e Gourmet

Autores

  • Mariana da Silva Lopes
  • Leonardo Aureliano-Silva Universidade Anhembi Morumbi - UAM Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM http://orcid.org/0000-0003-0884-3849
  • Carlos Alberto Alves

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4556

Palavras-chave:

Chef de cozinha, assinatura do Chef, Gourmet

Resumo

Apesar de o termo gourmet ser usual no campo da gastronomia, na área beverage and food management são escassos os estudos que investiguem esse fenômeno da culinária no comportamento do consumidor. Assim, o principal objetivo desse estudo é analisar o efeito da assinatura do Chef de cozinha em pratos com abordagens tradicional ou gourmet. Foram realizados dois experimentos com 257 consumidores no total. Os dados foram analisados por meio de técnicas descritivas e análise de variância. Os resultados indicaram que a assinatura do Chef de cozinha aumenta a intenção de compra do prato tradicional, mas não tem efeito sobre a percepção de qualidade. Já para o prato gourmet, ocorre de forma contrária, ou seja, aumenta a percepção de qualidade, mas não tem influencia sobre a intenção de compra do mesmo.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Lopes, M. da S., Aureliano-Silva, L., & Alves, C. A. (2017). 1. Bon Appétit! O Efeito da Assinatura do Chef de Cozinha para Pratos Tradicional e Gourmet. Marketing & Tourism Review, 2(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i2.4556

Edição

Seção

Artigos