Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor

Autores

  • Renata Custódio Klos Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcelle Miskalo-Cruz Universidade Federal do Paraná - UFPR http://orcid.org/0000-0002-6911-3201
  • Lauro Moraes Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3841

Palavras-chave:

cicloturismo, representação urbano-turística, fotografia, smart mobility

Resumo

A gestão do espaço urbano-turístico é um dos componentes elementares
para a competitividade de destinos, ainda mais frente ao desenvolvimento tecnológico e a cibercultura, que permitiram a incorporação de novos conceitos ao planejamento urbano e ao turismo, como a ideia de mobilidade inteligente (smart mobility). Deste modo, o presente trabalho propõe analisar a representação urbano-turística de Curitiba em fotografias compartilhadas por cicloturistas no site TripAdvisor. Realizou-se uma investigação exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da netnografia, que permitiram a análise de 162 imagens, caracterizando-as por variáveis advindas da morfologia, da paisagem, da imagem do espaço urbano e das
representações urbano-turísticas organizadas por Manosso (2015) a partir de Lynch (1997), Boullón (2002), Lamas (2004) e Cullen (1983). Observou-se que o cicloturista fotografou, em sua maioria, representações de cunho históricocultural, seguido de aspectos naturais e urbanos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Klos, R. C., Miskalo-Cruz, M., & Moraes, L. (2016). Espaço e Cicloturismo: a representação urbano-turística de Curitiba/PR em fotografias postadas no Tripadvisor. Marketing & Tourism Review, 1(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3841

Edição

Seção

Artigos