Gestão da Informação: O Papel dos Observatórios e Turismo Brasileiros para a Tomada de Decisão do Setor Público
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3837Keywords:
Gestão da informação, Observatórios, Turismo, Tomada de decisão, Setor públicoAbstract
A quantidade de informação disponível em nosso dia-a-dia cresce cada vez mais, surgindo a preocupação em relação ao direcionamento de informações personalizadas para o usuário, visto que a tomada de decisão ocorre baseada em informações específicas. É por isso que a gestão da informação tem tido bastante relevância atualmente, pois “a informação é fundamental no apoio às estratégias e processos de tomadas de decisão” (Beuren, 1998, p.42) e, sem ela, “os gestores sentem-se impotentes para qualquer coisa” (1998, p. 44). Com essa perspectiva em vista, começaram a surgir no Brasil os chamados Observatórios de Turismo, cujo papel é de mediar todo o conhecimento e técnicas produzidas para o planejamento e gestão da atividade turística dentro da sua área geográfica de referência. A partir disso, o seguinte artigo busca investigar o papel dos observatórios de turismo como aliados na elaboração das políticas públicas, indagando se a produção científica e dados presentes nos mesmos são levados em conta na formulação das mesmas. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo, o estudo se baseia em pesquisas bibliográficas, coleta de informações relacionadas a todos os observatórios de turismo brasileiros que estão registrados na plataforma do Ministério do Turismo e aplicação de questionários online e qualitativos com os gestores dos mesmos e tomadores de decisão do setor público que demandam as informações geradas pelos observatórios. A partir deste estudo, é possível ter um diagnóstico da realidade dos observatórios no país a fim de contribuir na elaboração de estratégias para a melhoria da gestão da informação em cada instituição, além de mostrar sua atual importância no planejamento de ações que sejam benéficas para o turismo brasileiro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal, without cost for the journal, right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of authorship and its initial publication in this journal.
- Authors take full responsibility for their opinions expressed in the works published in this journal.