Reputação online dos spas de Foz do Iguaçu – PR, Brasil

Autores

  • Dartilene Souza Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR http://orcid.org/0000-0003-0095-9791
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3833

Palavras-chave:

Qualidade, Reputação online, Spa

Resumo

A procura pela melhora da qualidade de vida tem contribuído para o crescimento do interesse pelos spas que, nesse caso, se apresentam como espaços dentro dos resorts dedicados a massagens, terapias e banhos diferenciados para os hóspedes. A reputação online está associada a consequência da avaliação do consumidor do mundo social na internet, relacionada à sua experiência e satisfação pelo serviço recebido. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi analisar a qualidade experiência do hóspede nos spas de Foz do Iguaçu através da reputação online no website TripAdvisor. Como metodologia empregou-se a revisão e análise bibliográfica, bibliométrica e sistemática sobre as temáticas: turismo de saúde e spas, experiência, qualidade e reputação online, bem como uma investigação documental de entidades públicas e netnográfica utilizada para análise e pesquisa dentro do mundo virtual da Internet dos comentários publicados pelos hóspedes no website TripAdvisor em julho de 2015. Entendendo qualidade como sendo o resultado da comparação entre a expectativa pelo serviço a ser recebido e a percepção daquilo que lhe foi entregue, os resultados desse estudo apontam que a maior parte dos hóspedes teve uma experiência positiva nos empreendimentos sendo os aspectos mais comentados: o restaurante, o atendimento e os atrativos do resort. Os pontos negativos ressaltaram o preço, que tem relação com a estética e as facilidades, informações e serviços que se referem à evasão que conduz o visitante à imersão na atividade e à perda da noção do tempo por sua capacidade de envolvimento relacionado à emoção e aos cinco sentidos humanos sendo componentes importantes para a experiência turística para que a mesma se converta em algo diferenciado e único. Os spas receberam poucas avaliações específicas, sendo compreendidos como mais uma atração do resort e não como a principal motivação da viagem.

Biografia do Autor

Dartilene Souza Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda do curso de Turismo

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Turismo

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Silva, D. S., & Gândara, J. M. G. (2016). Reputação online dos spas de Foz do Iguaçu – PR, Brasil. Marketing & Tourism Review, 1(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3833

Edição

Seção

Artigos