A Influência dos vídeos curtos no marketing digital de destinos turísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v10i1.8777

Palavras-chave:

vídeos curtos, marketing digital, influenciadores digitais, redes sociais, percepção do turista

Resumo

O papel dos vídeos curtos no marketing digital de destinos turísticos tem ganhado destaque, especialmente na era das redes sociais, onde plataformas como TikTok, Douyin e Instagram Reels dominam. O estudo em questão analisa a influência estratégica do uso de vídeos curtos no marketing digital de destinos turísticos, detalhando como esses conteúdos visuais moldam e aprimoram a imagem desses locais. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória com revisão da literatura na base de dados Scopus, o estudo investiga 32 pesquisas científicas e emprega a análise de conteúdo, processada pelo software IRaMuTeQ, para identificar categorias relevantes a partir da análise de similitude com palavras-chave associadas a vídeos curtos, marketing e destinos turísticos. Esta metodologia destaca como os vídeos curtos são eficazes em promover destinos turísticos, aumentando sua visibilidade e influenciando decisão de potenciais turistas. A pesquisa revela que vídeos curtos proporcionam uma compreensão rápida e atraente dos destinos, enriquecidos pela presença de influenciadores digitais que aumentam a credibilidade e alcance desses destinos. Além disso, a análise sugere que esses vídeos incentivam os turistas a visitar locais ao transmitir experiências autênticas e envolventes, contribuindo para uma percepção positiva do destino. Esse estudo contribui para a prática gerencial e acadêmica ao fornecer diretrizes sobre a criação de conteúdo visual atraente e a otimização de estratégias de marketing digital. Os resultados enfatizam a necessidade de adotar vídeos curtos como uma ferramenta estratégica na promoção de destinos turísticos, destacando seu potencial para transformar a maneira como os destinos são percebidos e escolhidos pelos turistas.

Biografia do Autor

Leylane Meneses Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN); Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe - IFS (2019) na linha de pesquisa Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação (DTPI). Especialista em Gestão Estratégica de RH: Evolução e Tendências pela Faculdade Estácio de Sergipe (2011); Graduada em Turismo pela Faculdade de Sergipe - FaSe (2008) e Graduada em Administração pela Universidade Tiradentes - UNIT (2018). Experiência profissional na área hoteleira, consultoria e assessoria de eventos sociais e corporativos e docência em nível técnico profissionalizante nos eixos de Hotelaria, Eventos, Turismo, Marketing e Recursos Humanos e nível superior. Áreas de pesquisa: Administração, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão, Cluster, Turismo Cultural e Religioso, Turismo e Tecnologia, Turismo e Marketing, Educação e Formação Profissional.

Joyce Soares da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração na Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB/PE). Discente de Mestrado em Administração com foco em Gestão, Inovação e Consumo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Carla Santos Borba , Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Antropologia (UFPE). Pós-doutorado em Empreendedorismo criativo na International Hoger Onderwijs Breda, NHTV (Holanda). Docente no Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR/UFPE).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração (PUC/UCS). Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UPFE). Docente no Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR/UFPE).

Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

PhD em Administração na Auckland University of Technology. Pós-doutorado em Turismo na Bournemouth University (Inglaterra). Docente Associado do Departamento de Turismo da UFRN e docente permanente da Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN).

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Meneses Martins, L., Soares da Silva, J., Santos Borba , C., Ferro de Guimarães, J. C., & Mendes Filho, L. (2025). A Influência dos vídeos curtos no marketing digital de destinos turísticos. Marketing & Tourism Review, 10(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v10i1.8777