Comunicação Digital e Inbound Marketing: estratégias aplicadas ao setor do turismo em Portugal

Autores

  • Patrícia Silveira Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0002-3837-584X
  • Joana Pinto Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia

Palavras-chave:

Comunicação digital, inbound marketing, marketing de contéudos

Resumo

A explosão de opções de produtos e de canais digitais, juntamente com o aparecimento de um consumidor exigente e informado, têm revelado implicações no processo de compra e no marketing. Crescentemente, o consumidor assume o controlo do processo e procura ativamente as informações que considera úteis (Court et al., 2009). O novo paradigma é intitulado de inbound marketing. Neste contexto, as marcas sentem a importância de integrar a voz do consumidor numa comunicação bilateral valorizada pelas estratégias de inbound marketing. Porém, o tema é ainda recente e academicamente pouco explorado. Daí, surge como objetivo o estudo da aplicação de estratégias de inbound marketing, suportado pela questão de partida: Quais são os pontos-chave na implementação de estratégias de inbound marketing pelo Operador Turístico S (Optou-se por esta designação, para proteger a identidade do Operador em causa)? Para esse efeito, procurámos explorar e cruzar os temas “marketing de conteúdos” e “marketing dos media sociais” (estratégias aplicadas pela empresa) na tradução de indicadores de sucesso para o inbound marketing. Optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso à análise de conteúdo de entrevistas e de pesquisa documental. Este estudo evidencia a importância da incorporação do marketing de conteúdos nas estratégias de inbound marketing das empresas. Sendo o objetivo do inbound marketing atrair o consumidor, é fundamental despertar, neste, o interesse de procurar pelo Operador S e a construção de atitudes positivas. Para reforçar isso, o Operador S oferece um storytelling valioso para o consumidor, aliado a uma componente emocional. O processo envolve o investimento em conversas contínuas que incentivam o engagement, possível através de meios de natureza participativa e colaborativa, o que é o caso das redes sociais. A acessibilidade das ferramentas deste meio permite a partilha de conteúdo não invasivo, deixando o poder, no consumidor, de decidir em que circunstâncias procura pela marca.

Biografia do Autor

Patrícia Silveira, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Coordenadora Académica da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE) da Universidade Europeia, é também Professora Auxiliar na mesma Instituição. Concluiu o Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação (financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia), com uma tese sobre a receção da atualidade informativa pelos públicos infantojuvenis. A par da atividade de coordenação e de docência, é Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Joana Pinto, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia

Joana Davim Pinto é Mestre em Design e Publicidade e profissional de Marketing. É reconhecida como uma profissional estratégica, analítica, dinâmica e eclética, com experiência em marketing digital, comunicação de marca integrada e global, social media e marketing de influência.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Silveira, P., & Pinto, J. (2022). Comunicação Digital e Inbound Marketing: estratégias aplicadas ao setor do turismo em Portugal. Marketing & Tourism Review, 7(1). Recuperado de https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/6946

Edição

Seção

Artigos