Os atributos da hospitalidade em restaurantes de hotéis e suas relações com a sustentabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8570Palavras-chave:
hospitalidade, ESG, responsabilidade social, restaurantes de hotéis, Environmental, Social and GovernanceResumo
As relações humanas e as rotinas de trabalho vêm sofrendo rápidas transformações, assim como os comportamentos de consumo, lazer e viagens. Com a velocidade com que as mudanças ocorrem, é possível observar a necessidade de uma visão mais sustentável a fim de que haja um olhar cuidadoso para as questões ambientais, sociais e de governança (ESG). No setor de turismo e hotelaria, há uma crescente preocupação das redes hoteleiras nos aspectos ESG, com um foco especial na temática social, que engloba treinamentos para os funcionários, diversidade e inclusão, práticas de segurança, entre outras, sendo este o enfoque desta pesquisa. Nesse contexto, os atributos que compõem a hospitalidade, tanto na visão em relação ao hóspede quanto aos funcionários, se destacam em diversos locais, como em restaurantes de hotéis, e podem ser considerados um diferencial ao favorecer as interações humanas, em uma relação de cordialidade e acolhimento. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é identificar os atributos de hospitalidade e práticas de sustentabilidade em restaurantes de hotéis. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas duas pesquisas qualitativas: a primeira, por meio de entrevistas semiestruturadas, coletadas durante o mês de novembro de 2021, com hóspedes de hotéis localizados no Brasil; em seguida, fez-se a análise documental dos manuais de ESG de duas redes hoteleiras. Os resultados mostraram que os hotéis adotam práticas de sustentabilidade social por meio do cuidado com a privacidade e segurança do cliente, além do treinamento e cuidado com os funcionários, proporcionando um ambiente de trabalho seguro.
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