Ignorância Pluralística e Turismo Doméstico Após uma Eleição Presidencial Acirrada

Evidências do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i3.8164

Palavras-chave:

Ignorância pluralística, Animosidade do turista, Polarização política, Turismo doméstico

Resumo

Este artigo investiga a ocorrência de ignorância pluralística em relação a viagens para destinos turísticos domésticos, onde há divergência política entre turistas e residentes. O Brasil foi escolhido para o contexto de nossa pesquisa devido às características da polarização observada nos últimos anos, após o surgimento de um movimento de extrema-direita e conservador. Em nossos resultados preliminares, encontramos a ocorrência de ignorância pluralística entre os eleitores de esquerda, mas não entre os de direita. Mais especificamente, descobrimos que pessoas de esquerda acham que os demais membros do seu grupo se sentiriam sistematicamente menos confortáveis do que elas próprias visitando destinos turísticos domésticos onde existe uma divergência política. Embora os mesmos resultados não tenham sido encontrados entre os eleitores de direita, discutimos os caminhos para novas investigações a partir destes resultados preliminares.

Biografia do Autor

Marcelo de Oliveira Nunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Professor Assistente do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH) da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro (UFRRJ). Possui mestrado em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS) e graduação em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente está cursando doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seus interesses de pesquisa são na área de Comportamento do Consumidor e Economia Comportamental no Turismo.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

de Oliveira Nunes, M., & da Rocha Dib, L. A. (2023). Ignorância Pluralística e Turismo Doméstico Após uma Eleição Presidencial Acirrada: Evidências do Campo. Marketing & Tourism Review, 8(3). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i3.8164

Edição

Seção

Research Notes