ANPTUR 20 anos: panorama das publicações sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) no seminário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8099

Palavras-chave:

Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Revisão da Literatura, ANPTUR, Inovação Tecnológica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar a variedade de pesquisas que abordaram as relações entre Turismo e as TICs publicadas nos anais do Seminário da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), em seus 20 anos de atuação. Caracterizado como um estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizou-se como estratégia metodológica a revisão sistemática da literatura, definindo como fonte de dados as pesquisas publicadas em todos os Anais do Seminário ANPTUR disponíveis online. A pesquisa em turismo no Brasil é relativamente nova e se tratando da temática que envolve TICs e Turismo é ainda mais recente. Com o processo de evolução e mudança das TICs, há a necessidade de estudos que entendam essa relação das novas tecnologias associadas ao turismo, que trouxeram diversas possibilidades para o setor. A classificação das análises identificou que a temática que concentra a maior quantidade de estudos é a dimensão que enfoca o papel da oferta e das Funções Comerciais da Indústria, com 54,82% das pesquisas publicadas, totalizando 91 artigos. Em segundo lugar está a dimensão do Comportamento dos consumidores e demanda, com 28,31% de representação das pesquisas; e por último, a dimensão de Inovações Tecnológicas, que compreende os estudos relacionados à adoção de novas tecnologias digitais pela indústria como um todo, representando 16,87% das pesquisas, contando com 28 artigos na referida temática. Foi possível identificar a evolução das pesquisas envolvendo TICs e Turismo que reforçam a importância que as tecnologias digitais vêm tomando na gestão e prática da atividade turística. Observa-se que ainda existe a necessidade de exploração, por parte dos pesquisadores de estudos referente às temáticas relacionadas com inovações tecnologias, tais como o uso de big data para gestão dos destinos, adoção e aceitação das NFTs e blockchain, tecnologias vestíveis.

Biografia do Autor

Thyago Albuquerque, UFRN

Doutorando em Turismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) UFRN, com foco nas relações entre Turismo e Tecnologia. Mestre em Cultura & Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Cultura & Turismo da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, com dissertação abordando as ações de e-marketing utilizadas no âmbito da promoção das hospedarias domiciliares de Fernando de Noronha. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2008). Tem atuado como gestor de projetos e professor desde sua formação.

Luiz Mendes Filho, UFRN

PhD em Administração (2012) na Auckland University of Technology com bolsa do governo da Nova Zelândia e tem pós -doutorado em Turismo (2019) na Bournemouth University (Inglaterra) com bolsa do CNPq. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela UFRN (2002), mestrado sanduíche em Administração na University of Maine, Estados Unidos (2001) e graduação em Ciências da Computação pela UFRN (1995).Tem experiência na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), atuando principalmente nos seguintes temas relacionados ao Turismo: Destinos Turísticos Inteligentes, Mídias Sociais, Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), Adoção de Tecnologias da Informação no Turismo. Luiz é Professor Associado do Departamento de Turismo da UFRN, professor permanente da Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR)/CNPq, coordenador do Laboratório do curso de Turismo da UFRN e atualmente é vice-coordenador do Curso de Turismo da UFRN. O professor também é membro atuante das seguintes associações nacionais e internacionais no turismo: ANPTUR, ABRATUR e International Federation for IT and Travel & Tourism (IFITT).

Referências

Almeida, B. T. & Leal, S. R. (2021). Authenticity in social media: a post-postmodern tourism perspective. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2119.pdf

Aguiar, E.C, Farias, S.A., Costa, A.C.V. (2011) A sustentabilidade de destinos turísticos expressa no website das localidades: o caso de Fernando de Noronha. Anais do VII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/8/110.pdf

Araujo, T. M. O.; Farias, M. F. & Mendes Filho, L. (2018). Tecnologias de informação e comunicação no turismo: um estudo sobre vendas on-line nos websites das agências de viagens tradicionais do estado do Rio Grande Do Norte (Brasil). Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1080.pdf

Assis, J. A. G., & Silva, A. C. B. (2021). “Vi na internet”: o uso do marketing nas mídias sociais do Hotel Radisson Recife durante a pandemia da COVID-19. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2325.pdf

Andrade, D. A .C. & Panosso Netto, A. (2019). A hospitalidade no Airbnb: em busca de evidências a partir das online travel reviews. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1482.pdf

Andrade-Matos, M. B.; Barbosa, L. S. S.; Perinotto, A. R. C. (2019). Marketing digital: a influência das mídias sociais digitais no processo de decisão de compra dos consumidores de meios de hospedagem. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1296.pdf

Anptur. (2022) Anais do Seminários Anptur 2005 a 2021. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/edicao_anterior.php

Arrigara, M. and Levina, N. (2008). Social Dynamics in Online Cultural Fields. ICIS 2008 Proceedings. 120. https://aisel.aisnet.org/icis2008/120

Barbosa, D. P., & Medaglia, J. (2018) Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1092.pdf

Beni, M. C. (2017). Entendendo o novo turismo na economia colaborativa e compartilhada. A evolução tecnológica e os impactos na gestão estratégica e no marketing de Turismo: e-Tourism. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa em Turismo.

Biz, A., Azzolim, R., & Neves, A. J. W. A. (2016). Estudo dos aplicativos para dispositivos móveis com foco em atrativos turísticos da cidade de Curitiba (PR). XIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/468.pdf

Biz, A. A.; Correa, C. (2016). Abordagem brasileira sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação: 10 anos de produção do Seminário da ANPTUR. Revista Turismo & Desenvolvimento, nº 26, p. 33 – 45, 2016. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10737

Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, Vol. 75 No. 1, pp. 267-272. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0258

Buhalis, D. (2000). Tourism and information technologies: Past, present and future. Tourism Recreation research, 25(1), 41-58. https://doi.org/10.1080/02508281.2000.11014899

Buhalis, D. & Law, R. (2008), “Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the internet-the state of eTourism research”, Tourism Management, Vol. 29 N. 4, pp. 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005

Cacho, A., Anjos, L. C., & Mendes Filho, L. (2014). Informações Turísticas Disponibilizadas nos Websites das Cidades e Estados Sede da Copa da FIFA 2014. Anais do XI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/95.pdf

Cacho, A.; Figueiredo, M. R. C., & Araújo, M. V. P. (2016). Uso de mídias sociais como alternativa para apoiar iniciativas de destinos inteligentes: analisando dados do Twitter durante a Copa de 2014 em Natal. Anais do XIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/140.pdf

Chagas, M. M. & Dantas, A. V. S. (2009). A Imagem do Brasil enquanto destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias. Anais do VI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/27.pdf

Corrêa, C. H. W., Araujo; V. & Aldrigui, M. (2013). Inovação para os megaeventos esportivos no Brasil: Aplicativos de viagens para guiar o turista estrangeiro. Anais do X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/10/[136]x_anptur_2013.pdf

Costa, A. B., & Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In S. H. Koller, M. C. P. P. Couto, & J. V. Hohendorff (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55–70). https://www.biosanas.com.br/uploads/outros/artigos_cientificos/18/6505082c2a7c23986651c7b1f7a4a92e.pdf

Cruz, D. F., & Anjos, S. J. G. (2010). As ferramentas de inteligência competitiva utilizadas pelas redes hoteleiras da região sudeste do Brasil como suporte à tomada de decisão. Anais do VII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/35.pdf

Farias, F. F., Freie, O., Quevedo-Silva, F., Panosso-Netto, A. (2021). “Se você comprar, eu comprarei”. O boca a boca eletrônico e a importância da credibilidade da fonte no contexto do Turismo: uma revisão de literatura. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/1074.pdf

Garcia, G. M., & Sohn, A. P. L. (2019). O Crescimento das Online Travel Agencies: Um estudo sobre a BOOKING.COM. Anais do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/16/1383.pdf

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf

Goldenberg, C., Pinotti, R., & Wada, E. K. (2015). Hospitalidade e comunicação dirigida à nova classe média: Análise de websites de quatro empresas de serviços turísticos. Anais do XII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/74.pdf

Gonçalves, M. B., & Mazaro, R. M. (2013). As mídias sociais como ferramenta estratégica no marketing turístico. Anais do X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/10/[74]x_anptur_2013.pdf

Guebel, B. F., Cavalheiro, M. B., & Mayer, V. F. (2022). Tecnologias Vestíveis no Turismo: Status da Pesquisa e Oportunidades Futuras. Marketing & Tourism Review, 7(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v7i1.6963

Gretzel, U., Sigala, M., Xiang, Z., & Koo, C. (2015). Smart tourism: foundations and developments. Electronic markets, 25(3), 179-188. https://doi.org/10.1007/s12525-015-0196-8

Hays, S.; Page, S. J., & Buhalis, D. (2012). Social media as a destination marketing tool: its use by national tourism organizations. Current Issues in Tourism, v. 16, n. 3 p. 211 – 239. https://doi.org/10.1080/13683500.2012.662215

Lanzer, R. M., Teixeira, P. R., Sbersi, F., & Schäfer, A. E. (2009). Interfaces entre Geoprocessamento e Turismo: o estudo de caso do Projeto Lagoas Costeiras no Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul. Anais do VI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/25.pdf

Law, R., Leung, R., & Buhalis, D. (2009). Information technology applications in hospitality and tourism: a review of publications from 2005 to 2007. Journal of travel & tourism marketing, 26(5-6), 599-623. https://doi.org/10.1080/10548400903163160

Law, R., Leung, D., & Chan, I. C. C. (2019). Progression and development of information and communication technology research in hospitality and tourism: a state-of-the-art review. International Journal of Contemporary Hospitality Management. Vol. 32 N. 2, pp. 511-534. https://doi.org/10.1108/IJCHM-07-2018-0586

Leung, R. (2019), "Smart hospitality: Taiwan hotel stakeholder perspectives", Tourism Review, Vol. 74 No. 1, pp. 50-62. https://doi.org/10.1108/TR-09-2017-0149

Limberger, P. F., & Anjos, S. G. (2015). Experiência Gastronômica em Natal (RN): as categorias de análise da experiência dos usuários das online Travel Reviews (OTRs). Anais do XII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/145.pdf.

Lima, D. S. M & Mendes Filho, L. (2020). Destino turístico inteligente à luz do modelo INVAT.TUR: Indicadores e conceitos importantes para gestão de um destino. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1799.pdf

Mello, J.C. (2017). Destinos turísticos inteligentes via qr-codes em aeroportos brasileiros: a experiência do MAPTOUR-IG. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/822.pdf

Mendes Filho, L; M., Batista, J.; & Cacho, A. (2015). Análise da intenção de uso de aplicativos móveis no turismo: uma aplicação da teoria do comportamento planejado. Anais do XII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/12/146.pdf

Mendes-Filho, L., Mills, A. M., Tan, F. B., & Milne, S. (2018). Empowering the traveler: an examination of the impact of user-generated content on travel planning. Journal of Travel & Tourism Marketing, 35(4), 425-436. https://doi.org/10.1080/10548408.2017.1358237

Mendes Filho, L., Silva, J. C., & Silva, D. S. (2019). Percepções e perspectivas de destino turístico inteligente: um estudo de caso com a secretaria municipal de turismo em Natal/RN. Revista Turismo: estudos e práticas, 8(1). https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/187

Mendes Filho, L. A. M., Tan, F. B., & Mills, A. (2012). User-generated content and travel planning: An application of the theory of planned behavior. Anais do IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/9/133.pdf

Minayo, M. C. S. (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes. https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf

Monteiro, T.O., & Teles, A. (2017). QR code: aplicações no turismo e a visão do usuário. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/880.pdf

Montoro, T. S., & Tomikawa, J. M. (2010). Publicidade e imagem de destino: sites oficiais de turismo dos estados brasileiros. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/143.pdf

Navío-Marco, J., Ruiz-Gómez, L. M., & Sevilla-Sevilla, C. (2018). Progress in information technology and tourism management: 30 years on and 20 years after the internet-Revisiting Buhalis & Law's landmark study about eTourism. Tourism management, 69, 460-470. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.06.002

Neves, A. J. W. A., Biz, A. A., & Bettoni, M. E. M. (2011). Aplicação de tecnologias 3g na formatação de roteiros turísticos para o turista self guide walking tour no município de curitiba (PR). Anais do VIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/8/158.pdf

Oliveira, B. S; Bauer, J. E. & Sohn, A. P. L. (2018). Economia compartilhada: um estudo sobre o Airbnb. Anais do XV Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/15/960.pdf

Paes, T. A. A., Matias, E. M., & Aguiar, D. F. (2012). Turismo e Comportamento de Consumo: Retaliação a Empresas Aéreas no Ambiente Virtual. Anais do IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/9/110.pdf

Paes, T. A. A., Ladeira, R. (2021). Destinos turísticos inteligentes e o uso das tecnologias da informação. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/14/778.pdf

Paixão, T. M. A.; Salazar, V. (2021). Robotização e experiência de consumo em hotéis na ásia: uma análise qualitativa dos comentários no tripadvisor. Anais do XIX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2045.pdf

Picinini, R. & Baptista, M.L.C. (2021). Tecnologias desterritorializadas e confiança: Nft’s e blockchain como sinalizadores para a mutação do turismo. Anais do XVIII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/18/2135.pdf

Sampaio, O. Rosa, S. M.; Santanna, E. S.; Silva E. M. C. (2020). Gamificação em metodologia científica: a percepção de discentes de turismo sobre o uso do kahoot! Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1915.pdf

Santos, A. M., Silva G.B., Guedes, J. D. R. K. L .B., Marques, S. (2020). Gamificação aplicada à disciplina de Planejamento e Organização de Eventos. Anais do XIV Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1876.pdf

Sigala, M. (2018). New technologies in tourism: from multi-disciplinary to anti-disciplinary advances and trajectories. Tourism Management Perspectives, Vol. 25, pp. 151-155. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.12.003

Silva, M. M., Silva, J. R. H., Marques Junior, S., & Mendes Filho, L. (2020). Fatores que influenciam a intenção de compra de serviços hoteleiros ao assistir vídeos on-line: uma proposta teórica a partir da cocriação de valor. Anais do XVII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/17/1692.pdf

Souza, A. G. de, Melo, F. V. S., & Barbosa, M. de L. de A. (2012). Riscos percebidos na aquisição de serviços hoteleiros online: fatores determinantes das estratégias de redução e suas relações com as características demográficas do consumidor. Revista Brasileira De Pesquisa em Turismo, 6(2), 201–215. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.527

Standing, C., Tang-Taye, J. P., & Boyer, M. (2014). The impact of the Internet in travel and tourism: A research review 2001–2010. Journal of Travel & Tourism Marketing, 31(1), 82-113. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.861724

Thomaz, G. M., Biz, A. A., Bettoni, E. M., & Pavan, C. S. (2014). Modelo de monitoramento das redes sociais para orientar a tomada de decisões das destination management organizations. Anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Recuperado de: https://www.anptur.org.br/anais/anais/sumario.php?versao=11

Thrassou, A., Buhalis, D., Akter, S., & Efthymiou, L. Tourism & Hospitality in the Digital Era: Technology and its (im) Possibilities. https://www.emeraldgrouppublishing.com/calls-for-papers/tourism-hospitality-digital-era-technology-and-its-impossibilities

Xiang, Z. (2018). From digitization to the age of acceleration: On information technology and tourism. Tourism management perspectives, 25, 147-150. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.11.023

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Soares, R., Velozo de Albuquerque, T., & Mendes Filho, L. (2024). ANPTUR 20 anos: panorama das publicações sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação (TIC) no seminário: . Marketing & Tourism Review, 9(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v9i1.8099

Edição

Seção

Artigos