“CONSUMIR CAFÉ É…”

Representações Sociais da Subcultura de Consumidores de Cafés Especiais da CafEsal

Autores

  • José Edemir da Silva Anjo Universidade Federal de Lavras (UFLA) https://orcid.org/0000-0002-5989-1173
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Valéria da Glória Pereira Brito Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Luciana dos Santos Vieira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Mariana Ramos de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) https://orcid.org/0000-0001-7826-6050

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7615

Palavras-chave:

Representações Sociais, Subcultura, Café Especial

Resumo

O estudo buscou identificar as representações sociais dos consumidores de cafés especiais na Cafeteria Escola CafEsal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a partir do diálogo entre as concepções teóricas da Consumer Culture Theory (CCT) e Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com coleta de dados via formulários com uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) mediante aplicação do software IRAMUTEQ. Notou-se que prática de consumo de café especial emerge da tradição da cultura cafeeira local e da instituição, que ancora e fortalece os hábitos e mantém a subcultura de consumo.

Biografia do Autor

José Edemir da Silva Anjo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando  em Administração da Universidade Federal de Lavras UFLA)

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP)

Valéria da Glória Pereira Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Luciana dos Santos Vieira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mariana Ramos de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

da Silva Anjo, J. E., José de Brito, M., Pereira Brito, V. da G., dos Santos Vieira, L., & Ramos de Melo, M. (2022). “CONSUMIR CAFÉ É…”: Representações Sociais da Subcultura de Consumidores de Cafés Especiais da CafEsal. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7615

Edição

Seção

Artigos