A hospitalidade nos negócios como moderadora nas relações com os stakeholders na gestão de crise e na retomada da competitividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7398

Palavras-chave:

Hospitalidade nos negócios; Gestão de crise; Retomada da competitividade; Desastre tecnológico

Resumo

Em 5 de novembro de 2015, os subdistritos de Mariana-MG, Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, foram completamente destruídos pelo rompimento da barragem de Fundão. O desastre ambiental causou mortes de humanos, da flora, da fauna e deixou o município sem a sua principal receita. Sem a mineração o governo local e a população passaram vivenciar uma crise econômica e social. Para reparar e compensar os danos dos atingidos diretos e indiretos as empresas responsáveis criaram a Fundação Renova para mediar as relações com todos os atingidos. Nesse contexto, este estudo questiona-se: A hospitalidade, por meio das relações sociais estabelecidas pela organização com seus stakeholders, pode ser um fator moderador na gestão de crise? Por objetivo geral, este estudo busca discutir se a hospitalidade, por meio das relações estabelecidas entre a organização e seus stakeholders, pode ser mediadora para a retomada da competitividade de uma comunidade afetada por um desastre tecnológico. Por objetivos específicos tem-se: a) identificar as práticas relativas aos domínios privado, social e comercial que respaldem a hospitalidade nos negócios; b) elencar as práticas de hospitalidade entre organização e stakeholders que moderam as relações de poder; c) identificar quais são os elementos da hospitalidade aplicada aos negócios que favorecem o desenvolvimento organizacional sustentável; e d) verificar quais são os elementos da hospitalidade que contribuem estrategicamente para a retomada da competitividade. Metodologicamente utilizou-se as abordagens Emic-Etic-Emic e, para o tratamento dos dados, o software SPSS para Etic – 2ª fase e a Análise de conteúdo para Emic – 1ª fase e Emic – 3ª fase. Os resultados da investigação apontam para as dificuldades encontradas pelos atingidos indiretos no estabelecimento de encontros mais hospitaleiros com a Fundação Renova, pelo fato dela não considerar que eles também foram impactados diretamente pelo rompimento da barragem.

Biografia do Autor

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenadora do Programa  de Pós-Graduação Stricto Sensu em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Rodrigues, V. B., & Wada, E. K. . (2022). A hospitalidade nos negócios como moderadora nas relações com os stakeholders na gestão de crise e na retomada da competitividade. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7398

Edição

Seção

Artigos