Índice de turnover em empresas organizadoras de eventos como diferencial competitivo de mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7359

Palavras-chave:

empresas de eventos, pessoas, turnover, vantagem competitiva.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar o movimento de admissões e demissões de colaboradores de empresas organizadoras de eventos por meio de um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e exploratório na cidade de Natal/RN, realizado no mês de abril de 2021, a fim de compreender a influência do turnover e seus aspectos positivos e/ou negativos sobre essas organizações. Os resultados desta análise indicam uma visão deturpada por grande parte das organizações analisadas que afirmam deter uma taxa de rotatividade normal, dado refutado diante do cálculo do índice de turnover que demonstrou  um nível elevado de desligamentos, fato que demonstra a ausência de estratégia voltada a construção do capital intelectual e um baixo foco na retenção do colaborador, fazendo com que o turnover não traga os benefícios esperados, como a própria renovação da organização, mas sim, ampliando os danos causados pela substituição recorrente de colaboradores. Conclui-se aqui que a presente pesquisa evidencia a necessidade de um acompanhamento e controle do índice de turnover  e seus respectivos fatores motivadores, fazendo-se necessário entender que, apesar do planejamento de eventos revestir-se de caráter tecnicista, sua efetivação vai além da simples amálgama de serviços, devendo considerar o indivíduo como fator determinante por agregar sua expertise e conhecimento, e, estando a gestão de pessoas alinhada à estratégia organizacional, possibilita o comprometimento, assim como, a retenção de colaboradores competentes, favorecendo diretamente a construção da vantagem competitiva.

 

Biografia do Autor

Gildygleide Cruz de Brito Rêgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Gestão do Turismo (PPGTUR/UFRN). Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) - UFRN, atuante na linha Gestão em Turismo. Técnica em Eventos pelo IFRN Cidade Alta (2015). Possui graduação em Design de Interiores pela Universidade Potiguar (2014), com ênfase em layout de eventos e graduação em Turismo - Gestão da Animação Turística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Tem experiência na área de gestão do turismo, eventos e agenciamento turístico. Também atuou no magistèrio do ensino superior como professora substituta no Departamento de Turismo da UFRN entre o período de março de 2019 a março de 2021 Pesquisadora com enfoque nos seguintes temas: eventos, criatividade, inovação e design da experiência em eventos.

Ricardo Lanzarini, UFRN

Bacharel em Turismo (UFMS) e Doutor em Ciências Humanas (UFSC), com Pós-doutorado em Lazer e Turismo (USP). Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR/UFRN) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN), onde atua como Editor Científico da Revista de Turismo Contemporâneo (RTC-UFRN).

Adson de Lima Claudino, UFRN

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduando em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Bacharel em Turismo pela UFRN (2020). Técnico em Eventos pelo IFRN - Campus Cidade Alta (IFRN - CAL). Bolsista de iniciação científica pela CAPES (2018-2019) e pela UFRN (2020) na linha de pesquisa sobre Gestão de Pessoas e Turismo. Participou dos projetos de extensão: Trilhas na Comunidade (2018) e Trilhas Potiguares (2019) e desenvolveu um Diagnóstico Organizacional de Meio de Hospedagem (2019). Atualmente desenvolve pesquisas sobre gestão de eventos, inovação, eventos de moda e marketing turístico.

Aline Gisele Azevedo Lima de Barros, UFPB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo (turma 2020) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Ciências em Engenharia da Produção na área de Comportamento Ambiental no Turismo do Programa de Engenharia da Produção - PEP da UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN, a qual foi aluna laureada (2002). Foi professora substituta do Curso de Turismo da UFRN (2005-2006), como também, coordenadora e professora do Curso de Turismo do Instituto Natalense de Ensino e Cultura - INEC (2005-2008). É Professora Efetiva do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi Coordenadora do Curso de Hotelaria da UFPB de 2010 a 2015. Tem experiência na área de Turismo e Hotelaria, atuando principalmente nas seguintes áreas: eventos, lazer e entretenimento, animação turística e recreação, hospitalidade, meio ambiente, qualificação profissional e interdisciplinaridade.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cruz de Brito Rêgo, G., Lanzarini, R., de Lima Claudino, A., & Azevedo Lima de Barros, A. G. (2022). Índice de turnover em empresas organizadoras de eventos como diferencial competitivo de mercado. Marketing & Tourism Review, 8(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7359

Edição

Seção

Artigos