Prospecção de vendas internacionais baseada na vantagem competitiva nas acomodações do Airbnb, em Porto de Galinhas – Pernambuco.
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v8i2.7244Palavras-chave:
Vantagem competitive, Prospecção de vendas, Visão baseada em recursos, Airbnb.Resumo
As transformações tecnológicas estão influenciando a maneira como as pessoas se comunicam e consomem. No turismo, percebe-se um grande impacto em como as práticas sociais e econômicas estão associadas, surgindo um tipo de consumo chamado de colaborativo. A busca por esses serviços compartilhados vem gerando discussões não só́ no mercado, mas, também, na academia. Sendo assim, torna-se essencial compreender as vantagens competitivas das empresas para que sejam sustentáveis ao longo do tempo no mercado e utilização dessas vantagens para fazer a prospecção de venda e atrair, principalmente, os turistas estrangeiros por meio do anúncio da plataforma e, assim, concretizar uma reserva. Essa investigação se propôs a conhecer os recursos competitivos, a partir do modelo VRIO, que geram vantagem competitiva dos anúncios do airbnb em Porto de Galinhas-PE e a prospecção de vendas das acomodações para turistas internacionais. Foi utilizada a abordagem qualitativa de estudo de caso, que adotou como instrumento de coleta de dados, as entrevistas semiestruturadas com os anfitriões e a análise dos anúncios dos superhosts. Os resultados apontam que os recursos organizacionais e humanos geram vantagem competitiva e os recursos físicos estão em paridade competitiva com seus concorrentes. Outrossim, identificou-se que não há um marketing de conteúdo direcionado à prospecção de vendas internacionais.
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