APLICAÇÃO DO PLACE ATTACHMENT NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCAS TURÍSTICAS
um estudo da Festa de Sant’Ana (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6450Palavras-chave:
Place attachment, Identidade de Marca, Marcas Turísticas, Festa de Sant’Ana, Caicó - RNResumo
O place attachment tem sido abordado nos estudos do marketing turístico como dimensão significativa da construção da identidade e da imagem de marcas turísticas, sejam elas dos destinos ou de atrativos e atividades associadas como é o caso dos eventos. Neste contexto, o presente estudo analisa as dimensões de place attachment no processo de construção da identidade de marca turística da Festa de Sant’Ana, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. A festa acontece há 270 anos e é considerada patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN, Brasil). Tem-se como base teórica norteadora o modelo tripartido de Scannell & Gifford (2010) - Tripartite Model - que auxilia a compreensão do apego ao lugar por meio dos componentes: Person, Process, Place (PPP). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, no qual foram realizadas realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos na organização do evento. Os resultados revelam as dimensões de place attachment quanto aos processos comportamentais e afetivos, as relações sociais, os grupos culturais, as relações individuais e o composto de marca do evento, bem como suas contribuições para a caracterização da marca turística da Festa de Sant’Ana. Conclui-se que as dimensões da fé e de vínculos de apego ao lugar são as variáveis mais significativas na identidade de marca da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer estes elementos de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.
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