“Tem que pagar para ver”: percepções de consumo para apoiadores de crowdfunding com base em recompensa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6406

Palavras-chave:

Crowdfunding, Consumidor Online, Catarse, Inovatividade.

Resumo

Nova formas de comercialização estão surgindo e se fortalecendo para públicos variados de consumidores. O apelo do financiamento coletivo (Crowdfunding) e a forma colaborativa de participar em projetos diferenciados proporcionou o surgimento de plataformas de interesse, como a Catarse. Esta é uma plataforma para mostrar trabalhos e projetos de desenvolvedores do Brasil em diversos temas e áreas. Este estudo abordou a área de desenvolvimento de jogos, apresentando o contexto desse universo e resultados sobre as motivações e a percepção dos consumidores/financiadores desse tipo de produto. Os financiadores se relacionam com campanhas bem elaboradas - informativas e atrativas visualmente -, com a sensação de confiança no projeto. Outro resultado interessante foi que, por mais que houvesse projetos percebidos como inovadores, essa característica não influenciou o comportamento de consumo, sendo que a qualidade percebida e preço percebido foram os pontos mais abordados e que demonstraram maior importância para os entrevistados. No que se refere à plataforma, foi possível observar que a Catarse é percebida como uma marca já consagrada e que seu histórico, transparência e representatividade foram os fatores que mais influenciaram para a sensação de confiança do site.

Biografia do Autor

Thaisa Barcellos Pinheiro do Nascimento, Universidade de São Paulo, Brasil

Atualmente doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Engenharia Florestal também pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Marcos Giovane da Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil

Atualmente é mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras UFLA. Possui graduação em Administração, pela Universidade Federal de São João del-Rei UFSJ.

Alyce Cardoso Campos, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil

Atualmente doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Administração também pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares (UFJF-GV).

André Grützmann, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Brasil

Professor adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Departamento de Ciência da Computação. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Barcellos Pinheiro do Nascimento, T., Giovane da Silva, M., Oliveira Junior, M., Cardoso Campos, A., & Grützmann, A. (2021). “Tem que pagar para ver”: percepções de consumo para apoiadores de crowdfunding com base em recompensa. Marketing & Tourism Review, 6(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6406

Edição

Seção

Artigos