Avaliação da padronização das mídias sociais gerenciadas pelo Ministério do Turismo

Autores

  • Kathleen Karoline Brandt Silveira UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil
  • Lucimari Acosta Pereira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Brasil
  • Pablo Flôres Limberger Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6814-6020

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6352

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Políticas Públicas, Ministério do Turismo

Resumo

Ao considerar a rápida expansão de serviços de informação, principalmente no ambiente online, tem-se para o setor turístico uma potencial ferramenta que são as mídias sociais, que exercem o papel fundamental de socialização de ideias, estimulando e disseminação de informações e o consumo. Deste modo, torna-se considerável a atuação do poder público e organização das políticas públicas com a intenção de disseminar a comunicação pública para promover articulação entre os diversos atores sociais envolvidos nos seus planos, programas e projetos, via ambiente online. O presente estudo teve como objetivo avaliar a padronização das mídias sociais gerenciadas pelo Ministério do Turismo. Este estudo foi baseado na metodologia da pesquisa bibliográfica, qualitativa e utilização de fontes secundárias, bem como análise documental e avaliativa por meio da verificação do Manual de Orientações para Atuação em Mídias Sociais (Identidade padrão de comunicação digital do poder executivo federal), disponibilizado pela Secretaria de Comunicação Social Brasileira. Foram avaliadas as mídias sociais utilizadas pelo Ministério do Turismo, sendo estas: Facebook, Twitter, YouTube, Google +, Instagram, Pinterest e Flickr. A análise foi realizada considerando o ano de 2017 e o ano de 2020. Os resultados desde estudo apontaram que as atuais mídias sociais utilizadas pelo Ministério do Turismo estão estrategicamente sendo utilizadas, mas não seguem uma padronização visual adequada, entre si. Os conteúdos publicados os mesmos conseguem transmitir a partir da padronização uma mensagem direta e clara dentro do contexto da comunicação nas mídias sociais e condizem com a proposta do setor. Além de apresentar os destinos, eventos, regulamentações e fatos importantes do setor.

Biografia do Autor

Kathleen Karoline Brandt Silveira, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Brasil

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018), Pós-graduação MBA em Marketing Estratégico (2015) e Bacharel em Turismo e Hotelaria (2013) pela mesma Universidade.

Lucimari Acosta Pereira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Brasil

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pelo Programa de Pós Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Bolsista CAPES; Mestra em Turismo e Hotelaria pelo Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) . Bacharel em Turismo Binacional pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Brasil

Doutor em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2015), Mestre e bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Brandt Silveira, K. K., Acosta Pereira, L. ., & Flôres Limberger, P. . (2021). Avaliação da padronização das mídias sociais gerenciadas pelo Ministério do Turismo . Marketing & Tourism Review, 6(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6352

Edição

Seção

Artigos