IMPACTO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NA OFERTA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM

COMPARATIVO DE VENDAS ENTRE BOOKING.COM E AIRBNB

Autores

  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - Curso de Turismo e Universidade do Estado do Ceará - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7094-3758
  • Samuel Belfort Simões Universidade Estadual do Ceará, Brasil
  • Samuel Mesquita de Sousa Universidade Estadual do Ceará, Brasil
  • Solano de Souza Braga UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5940

Palavras-chave:

Cumbuco, Turismo, E-commerce, Economia Compartilhada

Resumo

Este estudo teve como objetivo entender e analisar o e-commerce dos meios de hospedagem relativos à praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia-CE. Dessa forma, buscou-se comparar como a praia do Cumbuco está sendo ofertada no Booking.com e no AirBnB, sendo a primeira uma OTA e a segunda uma plataforma criada com foco na economia compartilhada. Alinhado a esse entendimento, foi realizada uma análise bibliográfica sobre os temas relacionados, bem como uma análise netnográfica das informações disponibilizadas pelas plataformas tecnológicas em questão. Diante disso, percebeu-se que apesar de ter atuação mais recente no Brasil, o AirBnB possui maior quantidade e diversidade de oferta de hospedagem em comparação ao Booking.com. Foi realizado um estudo de caso na praia de Cumbuco, no Ceará, mas acredita-se que esse resultado reflete, de forma mais ampla, a oferta de UHs da Booking.com e a AirBnB no Brasil.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - Curso de Turismo e Universidade do Estado do Ceará - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos  (UNISINOS/RS), Mestre em Geografia (Organização do Espaço) –Universidade Estadual Paulista ( UNESP/Rio Claro), Especialista em Docência para Ensino Superior (Turismo e Hotelaria) –Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  -(SENAC/SP) e Bacharel em Turismo – Universidade Metodista de Piracicaba  (UNIMEP/SP). Professor Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí – Brasil (UFPI) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade do Estado do Ceará (UECE).

Samuel Belfort Simões, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos – UECE, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Samuel Mesquita de Sousa, Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos – UECE, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Solano de Souza Braga, UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Brasil

Doutorando em desenvolvimento e meio ambiente –Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí ( PRODEMA/UFPI). Professor Assistente no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba UFDPar – Parnaíba – PI.

 

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Publicado

2021-04-20

Como Citar

Perinotto, A. R. C., Belfort Simões, S., Mesquita de Sousa, S. ., & de Souza Braga, S. (2021). IMPACTO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NA OFERTA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM: COMPARATIVO DE VENDAS ENTRE BOOKING.COM E AIRBNB. Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5940