Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos

Autores

  • Daniella Pereira Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Medaglia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5394

Palavras-chave:

turismo; tecnologia digital; viajantes; consumo; marketing.

Resumo

A popularização da Internet e o surgimento de inovações advindos das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tais como as redes sociais, os dispositivos móveis, dispositivos de geolocalização, entre outros; têm alterado o mercado tradicional de viagens e por consequência os hábitos de consumo dos viajantes no século XXI. Esses viajantes são capazes de planejar suas viagens de forma independente, compartilham suas experiências nas redes sociais em tempo real, avaliam os serviços utilizados e têm a capacidade de influenciar outros viajantes, ao produzirem conteúdo relevante sobre os destinos visitados. Nesse contexto, esse artigo tem por objetivo discutir a relação entre a tecnologia digital e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem exploratória e descritiva, com análise de fontes documentais, especialmente secundárias. Assim, além de pesquisa bibliográfica em livros, páginas de web sites e artigos sobre os temas abordados; fez-se uso de relatórios recentes de diferentes entidades de referência no mercado de viagens e, ao mesmo tempo na web. Esses documentos, que apresentam como característica em comum o fato de terem sido disponibilizados online, além de abordarem comportamento do consumidor em turismo, são: Digital Report We Are Social and Hootsuite (2018), New Platform Tourism Services - OMT (2017), Trip Barometer TripAdvisor (2016), Managed travel 3.0 - Amadeus (2015) e The 2014 Traveler’s Road to Decision - Google (2014). Ao fim da análise dos cinco relatórios detectou-se que os viajantes contemporâneos são mais exigentes, conectados, informados e colaboram intensamente entre si; de maneira que é possível indicar que as plataformas digitais têm oferecido autonomia aos viajantes e contribuído para a construção de uma cultura colaborativa que intensifica as relações sociais, que permite a troca de experiências e movimenta uma rede mundial de viajantes. Ao mesmo tempo, percebeu-se que a produção científica acerca do tema, principalmente em âmbito nacional, ainda é recente e escassa, portanto, configurando-se como um campo interessante para o desenvolvimento de futuras pesquisas científicas.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Barbosa, D. P., & Medaglia, J. (2020). Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. Marketing & Tourism Review, 4(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5394

Edição

Seção

Artigos