FATORES INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MOBILE BANKING

Um Estudo da Teoria do Comportamento Planejado Decomposto

Autores

  • Audenice Soares de Abreu Universidade CEUMA
  • Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca Universidade CEUMA

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5196

Palavras-chave:

Comportamento. Consumidores. Mobile Banking.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, analisar qual fator norteia o comportamento dos consumidores dos serviços de mobille banking. Dessa forma, o problema da pesquisa é: Qual fator norteador do comportamento do consumidor é mais visível nos usuários do serviço de mobile banking? Para isso foi necessário avaliar os fatores influenciadores do comportamento dos consumidores de mobile banking, os quais são: atitude comportamental, norma subjetiva e controle percebido que fazem parte da TCP decomposto. Ao desenvolver essa pesquisa fez-se a aplicação de questionários por meio do Microsoft formulários, com 167 usuários do mobile. O método de pesquisa utilizado foi dedutivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, e aplicada pelo uso da escala Likert. A partir da pesquisa foi possível analisar informações dos respondentes com relação aos constructos aqui estudados, com isso observou-se que o fator atitude foi o que mais se destacou na intenção comportamental com relação aos outros fatores. Conclui-se que as pessoas são regidas por premissas que contribuem ao seu favorecimento, ou seja, ao seu desempenho e com base naquilo que irá reduzir seus esforços.

Biografia do Autor

Audenice Soares de Abreu, Universidade CEUMA

Graduada em Administração pela Universidade CEUMA

Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca, Universidade CEUMA

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2012) e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2011), com estudos, a título de mobilidade acadêmica, efetivados na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Portugal (2008-2009). Atuou como professor da educação profissional e tecnológica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI e como Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Atualmente é Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Administração da Universidade CEUMA. Possui experiência na área de administração, com ênfase em Empreendedorismo, Consultoria, Logística Reversa, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Controladoria e Educação.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

de Abreu, A. S., & Fonseca e Fonseca, P. R. C. (2020). FATORES INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MOBILE BANKING: Um Estudo da Teoria do Comportamento Planejado Decomposto. Marketing & Tourism Review, 4(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5196

Edição

Seção

Artigos