Comportamento do Consumidor de Produtos de Acabamentos
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v4i2.5089Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor;, Satisfação, Setor de acabamentosResumo
No cenário dinâmico e competitivo, no qual as empresas disputam a preferência do cliente, analisar o comportamento do consumidor e as dinâmicas do processo de decisão de compra tornou-se uma necessidade para sobrevivência dos negócios. O setor de construção civil, especialmente, tem sofrido os efeitos diretos da crise econômica do país nos últimos anos, o que impacta diretamente no mercado de produtos de reforma e acabamentos. Esse cenário torna ainda mais desafiador a compreensão do comportamento desse consumidor, que se apresenta mais exigente e cauteloso para tomar a sua decisão de compra. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento do consumidor de produtos de acabamentos. O aporte teórico do estudo englobou comportamento do consumidor, especificamente o processo de decisão de compra e a satisfação. A pesquisa de campo foi de natureza quantitativa e abrangeu uma amostra de 50 consumidores de produtos de acabamentos abordados no ato da compra diretamente no ambiente de loja. Os resultados indicaram que os consumidores costumam buscar informações no mercado antes de realizar a compra de acabamentos e avaliam de forma criteriosa as ofertas disponíveis. A decisão de compra é tomada, principalmente, com base nos atributos de qualidade, preço, variedade de marcas, condições de pagamentos e atendimento. De um modo geral, os consumidores se revelaram satisfeitos com as suas compras e com o fornecedor escolhido, especialmente no que se refere à estrutura física da loja, à variedade de produtos e marcas encontrados e ao atendimento recebido no ato da compra. Os itens que apresentaram índices mais baixos de satisfação foram relacionados à comunicação – como divulgação de produtos e ofertas – e à disponibilidade de produtos – como prazo de entrega e quantidade de itens para pronta entrega. Para esses atributos, foram oferecidas propostas de melhorias para as empresas do ramo, como a contratação de profissional especializado na área de marketing para proceder com a atividade de divulgação e a realização de um estudo na área de gestão de estoques, com ênfase na utilização da curva ABC. Essas sugestões têm por objetivo organizar os processos de logística das empresas, o que interfere diretamente no cumprimento de prazos junto aos clientes, bem como modernizar o processo de comunicação de marketing, apoiado em ferramentas digitais como as redes sociais para divulgar ofertas de produtos e informações sobre a empresa. Por fim, foram apresentadas limitações e sugestões para novos estudos na área.
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