A regionalização do turismo no Estado do Paraná sob a perspectiva do marketing

Autores

  • Francisco José Gouveia de Castro UFPR
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5079

Palavras-chave:

Turismo, Regionalização, Marketing, Paraná

Resumo

A literatura do turismo realizado de forma experiencial influenciou a elaboração do plano de marketing turístico no Estado do Paraná devido à importância que o tema tem alcançado nas últimas três décadas e, como resultado disso, a categorização e identificação dos perfis de consumo que demandam por atrativos que são ofertados no território paranaense. A questão que se coloca é se no Estado do Paraná a oferta de atrativos turísticos para buscadores de experiências, segundo uma perspectiva de marketing, está consolidada regionalmente no sentido de conformação de Regiões de Turismo. O presente trabalho objetiva identificar e analisar o ordenamento territorial por meio da hierarquização e regionalização dos principais atrativos turísticos ofertados para os diversos perfis de experiências. Para alcançar este objetivo utilizou-se a técnica de pesquisa de levantamento descritiva, com uso da netnografia a partir da categorização por via das avaliações do TripAdvisor. O estudo tem caráter exploratório-descritivo com forte viés qualitativo, como descrição dos resultados obtidos a partir do embasamento teórico proveniente da literatura acerca da economia da experiência e do marketing de destinos turísticos. Em relação à territorialização, utilizou-se conceitos de espaço turístico ancorados nas ideias de Douglas Pearce (2015) e Barrado-Timon (2004) entre outros. Como resultado do estudo, conclui-se que os esforços da governança do turismo, as peculiaridades históricas e demográficas na formação dos principais atrativos permitiram a formação de um ambiente favorável à satisfação das necessidades dos turistas. Observou-se que as ofertas de destinos turísticos se caracterizam pela concentração territorial em torno dos grandes centros urbanos, pela dinâmica demográfica dos municípios que as compõem, o que é favorecido devido à infraestrutura e pelo contingente demográfico, que gera a demanda por esses produtos.

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Publicado

2019-09-06

Como Citar

Gouveia de Castro, F. J., & Gonçalves Gândara, J. M. (2019). A regionalização do turismo no Estado do Paraná sob a perspectiva do marketing. Marketing & Tourism Review, 4(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5079

Edição

Seção

Artigos