A Semiótica como metodologia de pesquisa para a análise da comunicação no turismo
estudo da Marca Turística España
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5040Palavras-chave:
Turismo, Semiótica, Metodologia, Comunicação turística, Marca turística España.Resumo
A semiótica e o turismo têm uma relação próxima visto que se preocupam com a comunicação e, a interseção entre os dois campos de saber tem sido discutida mundo afora quer focando na análise da viagem perfeita, na significação cultural da viagem ou no olhar semiótico do turismo. Este trabalho considerou acessar a comunicação no turismo a partir da marca turística, assim o objetivo é apresentar o uso da semiótica como metodologia para investigar a comunicação no turismo, por meio de sua aplicação no estudo da Marca Turística España. A metodologia foi dividida em três etapas: a) análise semiótica baseada na corrente peirceana (tripartição do signo) e por meio do aporte teórico dos trabalhos de Santaella (2015), b) focus group com estudantes de pós-graduação e c) questionário on-line. Os instrumentos foram aplicados de forma complementar e sucessiva e, apesar da separação das etapas e dos instrumentos, todas tiveram a semiótica como um fio condutor, isto é, cada um dos instrumentos também teve uma contribuição da semiótica em sua elaboração e aplicação. Como resultados podemos destacar o entendimento da aplicabilidade da semiótica em torno dos signos e significados presentes no turismo, e o entendimento do processo de comunicação turística por meio das marcas, uma vez que, os signos presentes nas marcas desempenham uma função mediadora entre o eu-turista e a realidade do turismo. Outra contribuição teórica esta relacionada à compreensão da semiótica como integrante do arcabouço para uma epistemologia do turismo, a partir de uma base interpretativista e como uma metodologia de análise qualitativa do turismo enquanto fenômeno comunicacional. Dessa forma cabe observar que os resultados deste estudo não se findam na análise apresentada, visto que a intenção não foi replicar um conhecimento já existente, mas contribuir para o avanço do conhecimento ao aproximar os campos da semiótica e do turismo.
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