Pesquisa de mercado como ferramenta para a produção de eventos
um mapeamento do mercado de shows internacionais em Belo Horizonte.
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5034Palavras-chave:
Pesquisa de mercado, Comportamento do consumidor, Marketing, Produção de eventos, Shows internacionaisResumo
O mercado de shows internacionais tem apresentado grande crescimento no Brasil, e Belo Horizonte começou a figurar na rota destes eventos, que tem sido realizados em outras cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar e compreender o mercado de shows internacionais em Belo Horizonte, visando a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento desse nicho mercadológico na cidade e auxiliar nos processos de planejamento e produção dos shows. O instrumento metodológico adotado foi a pesquisa de mercado, que incluiu entrevistas em profundidade com produtores de shows internacionais da cidade e pesquisa quantitativa aplicada ao público. A partir dos resultados alcançados, foi possível inferir que, atualmente, o mercado de shows internacionais em Belo Horizonte apresenta pouca margem de crescimento, devido a fatores que envolvem o poder público, a escassez de patrocínios e a interferência de uma série de condicionantes à presença do público nos shows. Entretanto, a realização de ações de formação de público, parcerias entre produtoras e poder público e investimento e inovação em ações de comunicação e marketing melhor direcionadas ao público-alvo poderiam ser os primeiros passos para mudar a atual realidade. Por último, destaca-se a importância do instrumento pesquisa de mercado como ferramenta valiosa para o planejamento de eventos, já que esta possibilita o conhecimento dos hábitos, preferências e poder de compra do público, o que pode auxiliar na realização das atividades de produção e no crescimento e desenvolvimento do mercado local.
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