UM ESTUDO SOBRE ATRIBUTOS CONSEQUÊNCIAS E VALORES RELACIONADOS AO CONSUMO COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4622Resumo
O consumo colaborativo é uma temática que está ganhando espaço nas discussões acadêmicas. No entanto, percebe-se que seu direcionamento ligado ao mercado de redistribuição ainda carece de pesquisas. Deste modo, este artigo objetiva identificar as principais variáveis que estão diretamente relacionadas a Atributos (A), Consequências (C) e Valores (V) deste modelo de consumo colaborativo praticado no grupo de brechó Troca-Troca (bricão entre amigos) Guaíba/RS, disponível através da plataforma de rede social Facebook. Para cumprir com o objetivo proposto foram efetuadas quinze entrevistas durante o segundo semestre do ano de 2016. A metodologia para análise foi o desenvolvimento de entrevistas qualitativas em profundidade utilizando-se da técnica de Laddering (escalonamento) com auxílio da teoria de Meios e Fins, a análise de dados foi pautada em (a) análise de conteúdo e codificação dos dados; (b) elaboração da tabela de ladders; (c) criação da matriz de implicação e posteriormente a criação do mapa hierárquico de valores (Hierarchical Value Map – HVM); e (d) definição das percepções dominantes. Por fim, os resultados identificados através desta análise foi a existência de oito relações A-C-V que representam as percepções dominantes entre os sujeitos deste estudo.Downloads
Publicado
2018-12-22
Como Citar
dos Santos, D. S., & Martin Johnston, D. M. (2018). UM ESTUDO SOBRE ATRIBUTOS CONSEQUÊNCIAS E VALORES RELACIONADOS AO CONSUMO COLABORATIVO. Marketing & Tourism Review, 3(3). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i3.4622
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem ônus para a mesma, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista