7. Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo

  • Francineuma Gomes Alves
  • Hugo Sampaio Costa
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - Curso de Turismo e UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos
Palavras-chave: Instagram, Fotografia, Turismo, Redes Sociais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo identificar como as postagens no Instagram do Shopping RioMar de Fortaleza colaboram para fidelização de clientes para o empreendimento, assim como, se o turismo no estado Ceará é impulsionado por tal estratégia. Para tanto, a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, pesquisa netnográfica verificado as postagens da hashtag BomDia, assim como aplicação de questionários com os seguidores para aprofundar as análises, ao compreender a relação entre fotografias, mídias sociais e turismo. Verificou-se que o Instagram é visto como um diferencial competitivo pelo público alvo do shopping, e contribui efetivamente para fidelização de clientes, através da construção positiva da imagem do equipamento.

 

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - Curso de Turismo e UECE - Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos
Doutor em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS, Mestre em Geografia (Organização do Espaço) – UNESP/Rio Claro, Especialista em Docência para Ensino Superior (Turismo e Hotelaria) – SENAC/SP e Bacharel em Turismo – UNIMEP/SP. Professor Adjunto do Curso de Turismo da UFPI (Universidade Federal do Piauí – Brasil) e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade do Estado do Ceará).
Publicado
2017-12-12
Seção
Artigos