Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”

Autores

  • Marcos Paulo Dias Leite Resende

DOI:

https://doi.org/10.29149/mtr.v2i1.4297

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel das identidades sócio-políticas como fator condicionante do consumo. Em síntese, os conceitos de movimento extrospectivo, movimento introspectivo e identidade expansiva serão relacionados às teorias de Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Werner Sombart sobre as expressões sociológicas do consumo. A aplicabilidade desses conceitos será demonstrada através de uma análise de discurso do videoclipe da música “Plaquê de 100”, a principal música do MC Guimê e um dos exemplos mais expressivos do movimento cultural do funk ostentação.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Resende, M. P. D. L. (2017). Identidade e Consumo: expressões identitárias no “funk ostentação”. Marketing & Tourism Review, 2(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v2i1.4297

Edição

Seção

Artigos